Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO intensifica reuniões de alinhamento com órgãos e entidades que atuarão nas eleições para conselheiros tutelares

Atualizado em 28/09/2023 09:42

A eleição para o Conselho Tutelar se aproxima e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) tem intensificado as reuniões de alinhamento para o bom andamento do pleito, que ocorrerá no próximo domingo, 1º, em todo o Brasil. 


Na quarta-feira, 27, pela manhã, o promotor de Justiça da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, Sidney Fiori Júnior, esteve na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O encontro contou com a participação do titular da pasta, delegado Wlademir Mota Oliveira, do superintendente da Guarda Metropolitana de Palmas, Antônio Lourenço de Amorim, além de outros profissionais da área de segurança. A pauta das discussões girou em torno da atuação das forças de segurança durante a eleição.


No período da tarde, houve um treinamento no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) direcionado às pessoas que atuarão no apoio do processo eleitoral. A capacitação promovida pelo Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmas contou com a presença de representantes da Guarda Metropolitana de Palmas, Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares (ATCT), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Tocantins (Cedca) e do Cartório Eleitoral de Palmas.


Na oportunidade, Sidney Fiori Júnior falou sobre a participação do Ministério Público no pleito e salientou que o engajamento da rede de apoio é fundamental para que tudo ocorra com normalidade. 


O encontro também foi um momento oportuno para que o MPTO apresentasse o aplicativo “Integra voto”, que será utilizado no pleito para possibilitar uma apuração mais célere e segura. 


O promotor de Justiça anunciou, ainda, que as 20 escolas de Palmas que funcionarão como seções eleitorais serão fiscalizadas por servidores do MPTO, a fim de inibir práticas irregulares durante o pleito. Fiori afirmou ainda que os promotores de Justiça do MPTO atuarão em todo o Estado na fiscalização da eleição.


A secretária de Desenvolvimento Social de Palmas, Adriana Aguiar, que esteve no treinamento, comunicou que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, acompanhará a eleição aqui no Tocantins. “O ministro já tinha agenda na Capital, e conseguimos estender sua permanência para participar deste momento importante em nossa cidade e Estado”.