MPE TO preside comissão nacional de saúde
Denise Soares
A Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery foi eleita, por aclamação, Coordenadora da Comissão Permanente de Defesa da Saúde – Copeds. A eleição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 28, no Rio de Janeiro, durante o 1º Encontro do Grupo Nacional dos Direitos Humanos – GNDH.
A Comissão foi instituída pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e é composta por representantes dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. A Copeds integra o Grupo Nacional dos Direitos Humanos que está diretamente ligado ao Conselho.
Como meta de gestão compartilhada com os demais integrantes da Comissão, Maria Roseli pretende executar o Plano Permanente de Defesa da Saúde elaborado pela Comissão e aprovado pelo CNPG, cujos objetivos e estratégias visam, sobretudo, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde(SUS). Pretende, ainda dar continuidade aos trabalhos que foram desenvolvidos pelos Coordenadores que a antecederam. "A oportunidade e confiança que me foram depositados pelos colegas que integram a Copeds são de suma importância para que a gestão logre êxitos, principalmente, por se tratar de um Grupo de Promotores de Justiça que, ao longo de uma década, dedica suas vidas à causa da saúde pública em nosso País e não mede esforços para a colaboração mútua no enfrentamento das demandas que aportam no Ministério Público", disse a Promotora de Justiça.
O GNDH tem como presidente Eduardo de Lima Veiga, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, e como Secretária- Executiva, Angela Salton Rotunno, Promotora de Justiça do MP/RS. Também compõem a Comissão Permanente de Defesa da Saúde a Promotora de Justiça do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto, como Vice-Coordenadora, e a Promotora de Justiça do RJ Carla Carrubba, como Secretária. A próxima reunião do GNDH está marcada para o mês de junho.