Elos de Cidadania e Inovação
ELOS DE CIDADANIA E INOVAÇÃO
ATUAÇÃO ELEITORAL - MPTO
RECUPERANDO A HISTÓRIA - DE “DIREITO ELEITORAL EM FOCO” A “ELOS DE CIDADANIA E INOVAÇÃO”
Desenvolvida de forma incipiente em 2020, como projeto pessoal do Promotor de Justiça Célem Guimarães Guerra Júnior, o projeto de plataforma virtual “Direito eleitoral em foco” recebeu a adesão de dezenas de colegas: 25. Hoje, o idealizador do projeto exerce a função de coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do Ministério Público, e, com o apoio e participação do Promotor de Justiça Saulo Vinhal da Costa, suplente do colegiado e com quem já à época dividia a coordenação e atualização do projeto, institucionalizou a ideia, ora rebatizada ELOS DE CIDADANIA E INOVAÇÃO.
Aderiram ao projeto, desde o início, com apoio e/ou colaboração:
Dr. Abel Andrade Leal Júnior
Dr. Alzemiro Wilson Peres Freitas
Dr. André Ricardo Fonseca Carvalho
Dr. André Henrique Oliveira Leite
Dr. Breno de Oliveira Simonassi
Dr. Caleb de Melo Filho
Dr. Célem Guimarães Guerra Júnior
Dr. Daniel José de Oliveira Almeida
Dr. Eurico Greco Puppio
Dr. Fernando Antonio Sena Soares
Dr. Gustavo Schult Junior
Dra. Isabelle Rocha Valença Figueiredo
Dra. Janete de Souza Santos Intigar
Dra. Laryssa Santos Machado Filgueira Paes
Dr. Leonardo Olhe Blanck
Dr. Luciano César Casaroti
Dr. Marcelo Ulisses Sampaio
Dr. Paulo Sérgio Ferreira de Almeida
Dra. Priscilla Karla Stival Ferreira
Dra. Renata Castro Rampanelli
Dr. Rogério Rodrigo Ferreira Mota
Dr. Rui Gomes Pereira da Silva Neto
Dr. Saulo Vinhal da Costa
Dr. Tarso Rizo Oliveira Ribeiro
Dra. Waldelice Sampaio Moreira Guimarães
É certo que a implementação no Ministério Público demanda mais suor do que inspiração. Expor o projeto foi o primeiro passo: torná-lo disponível ao Promotor Eleitoral, aos demais colegas e aos cidadãos. A continuidade é seu desenvolvimento e aperfeiçoamento para as eleições de 2024. Sabe-se que este é o momento da preparação, os colegas estão naturalmente atribulados. Mas está por vir a ação, momento em que a utilidade do projeto será colocada à prova.
Firmado seu caráter autoral, sua permeabilidade à participação e reconhecidas as inestimáveis contribuições, esclarece-se que a linha editorial - certamente alinhada à institucionalidade ministerial e à legalidade e neutralidade política - é independente. Não se há falar em padronizações. O novo não nasce acorrentado ao posto. Inova. Re-nova.
Sugestões, dúvidas e, principalmente, críticas, serão apreciadas sempre com muita atenção. Sob pena de acomodação. De desatualização. De consolidação de erros. E, até mesmo, de violação de direitos que regem o ambiente virtual. Auxílios serão solicitados: imagens, eventuais revisões e ideias. Sempre. Os colegas serão incentivados a enviar peças, artigos e outras produções que julgarem relevantes.
Uma vez colocada em movimento, espera-se, a página cumprirá sua missão. Cidadão informado e atualizado. Promotor Eleitoral orientado. Passo firme em direção ao aperfeiçoamento institucional. À interação. Ao constante aperfeiçoamento. Que venha 2024!
O tempo (nem tão) novo pede licença para chegar!
Célem Guimarães Guerra Júnior
Promotor de Justiça
Coordenador - GT Eleitoral