Membros e servidores do MPTO participam de Pedal Sustentável na Praia da Graciosa
O Dia Nacional da Limpeza Urbana foi celebrado no dia 27, mas foi neste sábado, 28, que a Rede TO Sustentável, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins e da qual o Ministério Público do Tocantins é integrante comemoraram a data.
Logo cedo, dezenas de pessoas se juntaram no Pedal Sustentável. A atividade consistiu em uma pedalada até a Orla da Praia da Graciosa. Em seguida, os ciclistas participaram de um mutirão de limpeza que envolveu os membros da Rede.
Com máscaras, álcool em gel e luvas, os participantes coletaram o lixo descartado indevidamente na praia.
O procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), José Maria da Silva Júnior, reforçou a responsabilidade que cada um tem com o lixo que produz. “Essa questão da sustentabilidade deve ser trabalhada em rede para conscientizar cada vez mais a sociedade do seu papel. Quem produz resíduos, seja recicláveis seja rejeito, é a própria sociedade. Cabe a ela tomar os cuidados para que esses materiais possam ser reaproveitados e não sejam só levados para os aterros sanitários.”
A desembargadora Ângela Prudente comemorou o resultado da ação e o anúncio de que outras atividades como essa, serão levadas às comarcas do interior. “Nós temos essa responsabilidade social com a cidade que vivemos, com nosso país, com nosso planeta. Cada um pode fazer a diferença”.
A ação tem apoio e participação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).
Rede TO Sustentável
A rede TO Sustentável é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e composta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), Governo do Estado do Tocantins, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Prefeitura de Palmas, Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Justiça Eleitoral, Defensoria Pública do Tocantins (DPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). (Com informações da Ascom TJTO)