Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Ação da Rede TO Sustentável arrecada 1,2 mil de tonelada de materiais recicláveis e beneficiará empreendimentos de economia solidária

Atualizado em 09/06/2021 10:17

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) integrante da Rede TO Sustentável, participou na segunda-feira, 7, do "Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária", em comemoração à semana do meio ambiente e ao Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis. A ação foi realizada na área externa do Tribunal de Justiça, localizado na Praça dos Girassóis, e arrecadou cerca de 1,2 toneladas de materiais recicláveis. 


O evento foi realizado em espaço público, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes e quem participou recebeu uma muda de planta nativa do Cerrado ou sementes para plantio.


Compareceram à atividade pelo MPTO o Procurador de Justiça José Maria da Silva Junior e o Promotor de Justiça Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, respectivamente coordenador substituto do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), além da engenheira ambiental Dalvany de Sousa Lima e da bióloga Bruna Almeida, da equipe do Centro de Apoio, que auxiliaram diretamente nos trabalhos durante todo o dia, com a recepção e a orientação dos doadores. 


“A campanha da Coleta Seletiva Solidária realizada nesta data pela Rede TO Sustentável, da qual participa o Ministério Público, é muito significativa porque possibilita um olhar sobre a importância da coleta e destinação adequada de materiais recicláveis que muitas vezes vão parar nas ruas, nos nossos esgotos, ou em aterros sanitários quando podem ser reaproveitados de maneira adequada”, afirmou o procurador.


Também participaram do evento as associações beneficiadas com a ação, outras autoridades, servidores e representantes da Rede TO Sustentável, que no final do dia plantaram várias mudas nativas do cerrado no estacionamento do Tribunal de Justiça.


Instituições beneficiadas


Os materiais recolhidos serão destinados exclusivamente às associações e cooperativas de resíduos da Capital. As instituições beneficiadas são as seguintes: Associação Reciclopalmas, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares) e Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).


Rede TO Sustentável


A campanha “Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária” é uma realização da Rede TO Sustentável, composta pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), com a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nuges) e participação da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Comissão da Coleta Seletiva do TJTO. (Vanessa Costa com informações da Ascom TJTO)