Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20
O Ministério Público Federal (MPF) promove, com apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o encontro dos procuradores-gerais dos países integrantes do Grupo dos Vinte (G20). A reunião será realizada de 20 a 22 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), para debater estratégias conjuntas de trabalho. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado transnacional, assegurar a proteção do meio ambiente em esfera global e garantir melhorias no sistema de Justiça.
Participam da Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20 (PG20) 13 delegações que integram o grupo econômico: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia e União Europeia. Autoridades de outros oito países convidados pela Presidência brasileira no G20 e com os quais o MPF mantém laços de cooperação também participam das discussões: Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Singapura.
Segundo o anfitrião do evento, o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Paulo Gonet, será uma oportunidade para trocar informações e experiências, em busca de soluções para problemas comuns a todos os países. Ele lembra que a independência e a autonomia do Ministério Público brasileiro em relação aos demais Poderes da República serve de exemplo para outros países do mundo, bem como a experiência no enfrentamento do crime organizado. “O Brasil tem condições de liderar o combate internacional à criminalidade, já a partir do nosso próprio modelo institucional”, defende Gonet.
Além do presidente, quatro conselheiros participarão do evento: Fernando Comin, Cíntia Brunetta, Antônio Edílio Teixeira e Moacyr Rey Filho. O secretário-geral, Carlos Vínicius, também integra a equipe do CNMP.
Programação
O primeiro dia do encontro (20) será restrito às autoridades e haverá reuniões bilaterais. Na segunda-feira (21), a abertura dos trabalhos técnicos será conduzida pelo procurador-geral da República e pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, sherpa do Brasil no G20, a partir das 9h, no Hyatt Hotel.
Confira a programação para a imprensa.
A cúpula também será uma oportunidade para compartilhar boas práticas voltadas à proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Ao final do encontro, será elaborada a Declaração da PG20 Rio, com resultados práticos, como a definição de ações conjuntas e projetos de cooperação jurídica que beneficiem de forma mútua todas as instituições e países envolvidos.
A cúpula PG20 conta com o patrocínio da Caixa e da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o apoio das seguintes instituições, além do CNMP: Banco do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
A reunião dos procuradores-gerais vai preceder o encontro dos chefes do Executivo dos países do G20, que será em novembro também no Rio de Janeiro. Este ano, o Brasil preside o grupo econômico e os debates serão em torno do tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Arte: Comunicação/MPF.
Com informações do portal da Secom/PGR.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/18006-rio-de-janeiro-recebe-a-primeira-cupula-dos-procuradores-gerais-dos-paises-do-g20