Rio de Janeiro recebe a primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20
O Ministério Público Federal (MPF) promove, com apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o encontro dos procuradores-gerais dos países integrantes do Grupo dos Vinte (G20). A reunião será realizada de 20 a 22 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), para debater estratégias conjuntas de trabalho. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado transnacional, assegurar a proteção do meio ambiente em esfera global e garantir melhorias no sistema de Justiça.
Participam da Cúpula dos Procuradores-Gerais dos países do G20 (PG20) 13 delegações que integram o grupo econômico: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Reino Unido, Rússia e União Europeia. Autoridades de outros oito países convidados pela Presidência brasileira no G20 e com os quais o MPF mantém laços de cooperação também participam das discussões: Angola, Chile, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Singapura.
Segundo o anfitrião do evento, o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Paulo Gonet, será uma oportunidade para trocar informações e experiências, em busca de soluções para problemas comuns a todos os países. Ele lembra que a independência e a autonomia do Ministério Público brasileiro em relação aos demais Poderes da República serve de exemplo para outros países do mundo, bem como a experiência no enfrentamento do crime organizado. “O Brasil tem condições de liderar o combate internacional à criminalidade, já a partir do nosso próprio modelo institucional”, defende Gonet.
Além do presidente, quatro conselheiros participarão do evento: Fernando Comin, Cíntia Brunetta, Antônio Edílio Teixeira e Moacyr Rey Filho. O secretário-geral, Carlos Vínicius, também integra a equipe do CNMP.
Programação
O primeiro dia do encontro (20) será restrito às autoridades e haverá reuniões bilaterais. Na segunda-feira (21), a abertura dos trabalhos técnicos será conduzida pelo procurador-geral da República e pelo embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, sherpa do Brasil no G20, a partir das 9h, no Hyatt Hotel.
Confira a programação para a imprensa.
A cúpula também será uma oportunidade para compartilhar boas práticas voltadas à proteção dos direitos humanos e do meio ambiente. Ao final do encontro, será elaborada a Declaração da PG20 Rio, com resultados práticos, como a definição de ações conjuntas e projetos de cooperação jurídica que beneficiem de forma mútua todas as instituições e países envolvidos.
A cúpula PG20 conta com o patrocínio da Caixa e da Prefeitura do Rio de Janeiro e com o apoio das seguintes instituições, além do CNMP: Banco do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
A reunião dos procuradores-gerais vai preceder o encontro dos chefes do Executivo dos países do G20, que será em novembro também no Rio de Janeiro. Este ano, o Brasil preside o grupo econômico e os debates serão em torno do tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Arte: Comunicação/MPF.
Com informações do portal da Secom/PGR.
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/18006-rio-de-janeiro-recebe-a-primeira-cupula-dos-procuradores-gerais-dos-paises-do-g20
Notícias Relacionadas
Segurança pública e justiça criminal em foco em Encontro Nacional do Ministério Público
STF segue MPF e considera constitucional lei que organiza atividades de perícia criminal
CNMP apoia seminário que discute impacto das novas tecnologias nos procedimentos criminais
CNMP participa de Simpósio Técnico de Cibersegurança na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Chefes do Ministério Público dos países do G20 assumem compromissos para combater crime transnacional