MPTO conquista Selo Diamante de Transparência e consolida excelência no acesso à informação pública
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) acaba de conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, a mais alta classificação concedida pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A avaliação, divulgada nesta quinta-feira, 04, no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis, analisou rigorosamente os portais de transparência de órgãos públicos de todo o país, com base em critérios previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), na Lei de Acesso à Informação (LAI) e nas diretrizes nacionais de dados abertos.
Foram observados itens como: foco no cidadão, atualização de dados, acessibilidade, navegabilidade, padronização de informações, publicização de despesas e contratos, execução orçamentária, gestão de pessoas, entre outros.
Participou da cerimônia de entrega do Selo, realizada em Florianópolis (SC), o chefe da Controladoria Interna do MPTO, Uiliton da Silva Borges, que representou a instituição no evento nacional.
Reconhecimento que fortalece a cidadania
Para o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, o resultado reflete um compromisso permanente com a transparência ativa. “Transparência não é apenas um requisito legal, mas uma postura institucional diante da sociedade. Receber o Selo Diamante demonstra que o Ministério Público do Tocantins trabalha para assegurar ao cidadão o direito de acesso a dados públicos com objetividade, clareza e respeito. Seguiremos aprimorando nossas ferramentas digitais para ampliar a confiança, a fiscalização social e a participação democrática.”
Em 2024, o MPTO lançou um novo Portal da Transparência, quando alcançou o Selo Ouro na avaliação da Atricon. Agora, avança ao nível máximo, consolidando seu desempenho e evolução contínua na garantia de acesso claro, completo e simplificado às informações públicas.
Buscando o aprimoramento constante, a instituição formou um Comitê Gestor do Portal da Transparência composto por membros e servidores de diferentes áreas da gestão e coordenado pelo promotor de Justiça Celsimar Custódio. O trabalho em equipe alcança o maior nível em transparência pública no ciclo de avaliação 2025.
“O Selo Diamante para o nosso Portal da Transparência, que atesta o cumprimento de 95% a 100% dos requisitos legais de divulgação, não é um resultado acidental. Ele é o reflexo direto da dedicação incansável e estratégica do Comitê Gestor do Portal da Transparência do MPTO. Este time não mediu esforços para analisar, desenvolver e implementar todas as melhorias necessárias, garantindo que o cidadão tocantinense tenha acesso a dados públicos de forma clara, completa e em consonância com a legislação”, afirma o coordenador do Comitê Gestor.
Tecnologia desenvolvida dentro de casa
O Portal da Transparência do MPTO é inteiramente desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da instituição e se destaca por inovação, clareza e acessibilidade. O ambiente reúne dados atualizados sobre:
- execução orçamentária e financeira
- contratos e licitações
- gestão de pessoas
- remunerações e diárias
- convênios e despesas
- relatórios e prestações de contas
Além do conteúdo robusto, o Portal foi reformulado com foco absoluto na experiência do usuário, com interface amigável e responsiva, acessível a pessoas com deficiência, navegação simplificada, com menor número de cliques, inclusão de gráficos e mapas interativos, dados completos, atualizados e organizados em linguagem clara, entre outras.
Evolução contínua
A passagem de Ouro para Diamante evidencia melhorias implementadas no último ano e reforça o alinhamento do MPTO às diretrizes nacionais de governança, transparência e comunicação clara com o cidadão.
Com investimento estratégico em tecnologia, modernização e acessibilidade digital, o Ministério Público do Tocantins mantém o compromisso de ser referência na promoção do controle social e no fortalecimento da democracia.
📌 Acesse o Portal da Transparência do MPTO - https://transparencia.mpto.mp.br/
Notícias Relacionadas
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Sistema IntegraVoto do MPTO agiliza apuração de Juiz de Paz no Acre
Programa MP em Ação de dezembro encerra 2025 com retrospectiva dos avanços e entrevista com o PGJ