ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
Atento à necessidade do descarte adequado de materiais eletrônicos, o Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), promoveu durante o mês de junho a campanha interna "ReciclaTech: seu lixo eletrônico, nosso futuro verde". E no último dia 05, realizou a entrega de 435 kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos ao Instituto Natura Vida (INA), que procederá ao descarte adequado.
Foram recolhidos televisores, celulares, impressoras, rádios, caixas de som, entre outros materiais. A iniciativa do Ministério Público do Tocantins reforça o compromisso do órgão com a sustentabilidade, mobilizando os integrantes na conscientização ambiental.
De acordo com a engenheira ambiental do Caoma Dalvany Lima, a equipe do INA recolheu todo o material, e em seguida, encaminhou ao MPTO as informações relacionadas ao peso. Ainda segundo a servidora, o ReciclaTech promoveu a mobilização conjunta dos integrantes do Ministério Público em prol do meio ambiente. O Caoma pretende realizar essas ações de coleta de materiais nas comarcas do interior, e pretende desenvolver estratégias para implantar essas atividades.
A gestora de projetos do Instituto Natura Vida Carolina Resende frisou que a ação tem grande relevância, tanto para o meio ambiente quanto para os projetos que a INA desenvolve. “Todo esse material recebido será enviado para a Associação Brasileira de Resíduos Eletroeletrônicos, do qual participamos como consolidadores aqui no Tocantins”.
A profissional ainda ressaltou que o INA deseja que a parceria com o MPTO se perpetue por muitos anos, lembrando que o instituto está disponível para oferecer cursos, capacitações e outros auxílios ao Ministério Público do Tocantins.
Atuação do MPTO
O ReciclaTech fez parte do projeto MPTO Sustentável, que integra a Política de Sustentabilidade Ambiental do MPTO. Essa política foi estabelecida pela Resolução nº 004/2018/CPJ, com o intuito de incorporar a sustentabilidade em todas as políticas e processos de gestão administrativa da instituição.
O MPTO atua ainda no descarte consciente e em ações efetivas de preservação do meio ambiente. A instituição criou o ecoponto, um espaço de coleta seletiva, e conta com a entrega voluntária de resíduos sólidos pelos integrantes do MPTO e órgãos públicos do entorno, que podem depositar papel, papelão, alumínio e plástico. Todo o material recolhido será encaminhado a cooperativas e associações de reciclagem.
(Erlene Miranda - Ascom MPTO)
Notícias Relacionadas
Servidores do MPTO aprimoram técnicas de redação jurídica em curso com especialista no tema
MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas
Ministério Público firma acordo com proprietários rurais para recompor área correspondente a 1.000 campos de futebol
Maior seca na história do Brasil aumenta o desafio do Ministério Público de proteger o Cerrado tocantinense
Ministério Público Estadual e Federal discutem ações conjuntas para combater desmatamento no Tocantins
Com rios em situação crítica, MPTO requer a suspensão de outorgas de captação de água da bacia do Rio Formoso durante a estiagem