Sistema IntegraVoto do MPTO agiliza apuração de Juiz de Paz no Acre
O sistema IntegraVoto, desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), foi utilizado na primeira eleição direta para Juízes de Paz do País, realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A apuração do certame, ocorrido no último dia 30, foi marcada pela celeridade e transparência, graças ao uso da ferramenta desenvolvida pelo MPTO.
O IntegraVoto possibilita a totalização de votos de pleitos não-oficiais da Justiça Eleitoral, trazendo agilidade e confiabilidade ao processo. Após o encerramento da votação nas urnas eletrônicas, o sistema permitiu que os dados contidos nos Boletins de Urna (BUs) fossem lidos por meio de QR Code, garantindo a totalização rápida e precisa dos votos em todos os municípios do estado.
Resultado em três horas e não mais em uma semana
Em pouco mais de três horas, a sociedade acreana teve acesso ao resultado do pleito, processo que levaria pelo menos uma semana numa contagem manual, de acordo com estimativas do TJAC.
Na avaliação do procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, a tecnologia está sendo aplicada para resolver uma demanda da sociedade. “É uma aplicação que garante a capacidade de responder com mais eficácia aos desafios sociais e a participação popular por meio de instrumentos modernos e resolutivos, colocando o cidadão como elemento central do processo democrático”, ponderou.
O processo de leitura e totalização dos votos, por meio do IntegraVoto, permitiu que o TJAC superasse desafios operacionais de um pleito realizado simultaneamente em 22 municípios, muitos deles em locais de difícil acesso, permitindo a agilidade na totalização, a transparência e eficiência na apuração.
Os Juízes de Paz eleitos, que terão mandato de quatro anos, atuarão na celebração de casamentos, conciliação e mediação de conflitos comunitários, aproximando a Justiça da população acreana.
Geraldo Neto/Dicom MPTO
Notícias Relacionadas
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Programa MP em Ação de dezembro encerra 2025 com retrospectiva dos avanços e entrevista com o PGJ
Dia Estadual do Ministério Público: foco na resolutividade e na aproximação com o cidadão marca celebração deste 29 de novembro