Dia Estadual do Ministério Público: foco na resolutividade e na aproximação com o cidadão marca celebração deste 29 de novembro
No Tocantins, o Dia Estadual do Ministério Público celebra mais do que uma data: celebra a missão de proteger direitos e servir a sociedade. Neste 29 de novembro, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) reafirma seu papel como instituição essencial à cidadania, presente no dia a dia das pessoas e comprometida em transformar realidades.
A data remete à entrada em vigor da primeira Lei Orgânica do MPTO, em 1996, marco da autonomia administrativa e funcional da instituição. Quase três décadas depois, o Ministério Público consolida um novo perfil de atuação: mais humano, mais próximo e, acima de tudo, mais resolutivo.
Para o procurador-geral de Justiça (PGJ), Abel Andrade Leal Júnior, celebrar essa data é reconhecer a evolução do papel do Ministério Público na vida dos tocantinenses. Se antes a imagem do órgão estava estritamente ligada ao combate ao crime, hoje ela se expande para a garantia de direitos no cotidiano da população, atuando em mais de 20 áreas diferentes.
“Quem visualiza o Ministério Público tem aquela primeira impressão de que a instituição combate a corrupção e a criminalidade; mas as funções vão muito além. Toda pessoa que se sentir violada em um direito ou ameaçada pode procurar a nossa instituição”, afirma o PGJ.
Ao todo, o corpo de membros do MPTO conta com 108 promotores de justiça e 12 Procuradores de Justiça. Também conta com 1136 servidores e colaboradores.
A era da resolutividade
A resolutividade marca a nova fase do MPTO. A instituição tem buscado atuar de forma preventiva e ágil, estabelecendo diálogo com cidadãos e gestores para solucionar problemas antes que eles se transformem em longos processos judiciais.
“Hoje o MP busca não só judicializar, mas, antes disso, resolver. Ele busca entrar em contato com o cidadão, entrar em contato com os gestores, para não precisar ingressar com qualquer tipo de ação judicial”, explica o PGJ.
Essa postura alcança áreas como saúde, educação, meio ambiente, direitos do consumidor, família e infância, sempre com foco em entregar respostas reais às demandas da sociedade e fortalecer políticas públicas.
Estrutura para servir melhor
Celebrar o Dia Estadual do Ministério Público também significa reconhecer avanços estruturais importantes. Em 2025, o MPTO entregou a nova sede das Promotorias de Justiça de Araguaína e iniciou as obras da nova sede de Tocantinópolis.
O PGJ do MPTO projeta ainda mais avanços para o próximo ano. Segundo Abel, serão iniciadas as construções das novas sedes em Dianópolis e Cristalândia. Esse crescimento físico acompanha o crescimento demográfico e das demandas do estado. “As cidades vêm crescendo, e o Ministério Público acompanha esse passo de evolução”, pontua.
Além de prédios modernos, a instituição reforçou seu quadro de pessoal, com a realização recente de concursos para membros e servidores, garantindo que haja promotores e equipes técnicas em todas as comarcas do estado, prontos para atender a população.
Compromisso com o bem social
Ao refletir sobre a missão da instituição neste dia 29 de novembro, Abel Andrade Leal Júnior enfatiza que a instituição só cumpre sua missão quando coloca as pessoas no centro. E esse cuidado começa dentro de casa, valorizando integrantes, fortalecendo equipes e criando condições para que o trabalho alcance quem mais precisa.
“O principal objetivo da instituição é fazer o bem. Quem gere essa instituição tem que ter por prioridade cuidar dos seus integrantes, transformar a instituição, a cada dia mais, numa instituição mais humana, para que possa levar ao cidadão aquilo que tem de melhor”, declara.
Para 2026, a mensagem do PGJ é de otimismo e de reafirmação do compromisso institucional. Ele assegura que o MPTO continuará de portas abertas para combater desvios na saúde, defender o meio ambiente, garantir transparência nas políticas públicas e proteger os mais vulneráveis.
Portas abertas e canais digitais
A celebração deste 29 de novembro também evidencia os investimentos contínuos em tecnologia e acessibilidade: sistemas mais ágeis, serviços digitais ampliados, ferramentas de atendimento remoto, melhorias no portal institucional e soluções que garantem inclusão e autonomia. Dessa forma, o cidadão pode acionar a instituição pela Ouvidoria (127), pelo portal institucional, pelo e-mail, pelos aplicativos e pelas unidades em cada comarca.
Tudo para que cada pessoa, independentemente de onde esteja, tenha acesso rápido, seguro e democrático ao Ministério Público do Tocantins. Uma instituição que olha para o futuro com responsabilidade, humanidade e disposição para servir.
Notícias Relacionadas
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
PGJ participa de reunião com o ministro Alexandre de Moraes em Brasília
Prazo para inscrição no 8º Prêmio MPTO de Jornalismo é prorrogado