Audiência pública do MPTO em Gurupi vai debater a qualidade da educação na região
O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) realizará, dia 26, em Gurupi, a audiência pública "Janela para o Futuro". O evento, que acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do MPTO, na cidade, tem como objetivo central discutir a qualidade da educação básica pública em nove municípios da região.
A iniciativa, promovida pela 10ª Promotoria de Justiça da Capital, pela 9ª Promotoria de Justiça de Gurupi e pela Promotoria de Justiça de Alvorada, visa fiscalizar o cumprimento das metas dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Educação. Além disso, serão pautados a aplicação dos recursos públicos destinados à área e o fortalecimento do controle social e da gestão democrática no ensino.
Foram convocados para a audiência representantes dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais e municipais, além de especialistas e da comunidade escolar dos municípios de Alvorada, Talismã, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Gurupi e Sucupira.
A programação do evento prevê, para o período da manhã, a apresentação de dados e indicadores educacionais, seguida de debates sobre os principais desafios e boas práticas identificadas nos municípios de Alvorada, Talismã, Aliança do Tocantins e Cariri do Tocantins. À tarde, a discussão será focada na realidade de Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Gurupi e Sucupira.
Participação da sociedade
O evento é aberto à participação de prefeitos, secretários municipais de Educação, gestores e conselheiros escolares, professores, representantes da comunidade e da sociedade civil organizada. Os interessados poderão se manifestar oralmente durante a audiência, em momentos designados pela coordenação.
Também será possível enviar contribuições por escrito até o dia 23 de setembro, às 18h. As manifestações podem ser encaminhadas para o e-mail prm10capital@mpto.mp.br ou entregues presencialmente nas sedes do Ministério Público em Gurupi ou em Alvorada.
Mobilizar municípios
A audiência "Janela para o Futuro" faz parte de um projeto maior do MPTO que busca mobilizar os municípios para a construção de soluções concretas para a melhoria da qualidade da educação básica no estado. Encontros semelhantes já foram realizados em outras cidades, como Miracema do Tocantins e Guaraí, resultando na assinatura de termos de compromisso pela educação.
Notícias Relacionadas

Em Araguaína, MPTO investiga denúncia de bullying contra aluno com autismo em colégio particular

Combate à violência nas escolas e promoção da cultura da paz será tema de Roda de Conversa promovida pelo MPTO

MPTO recomenda que Prefeitura de Peixe assegure atendimento em creches após famílias relatarem falta de vagas

Com foco na educação, MPTO reúne municípios em Guaraí na 2ª audiência pública do projeto Janela para o Futuro

Audiência pública coordenada pelo MPTO discute transporte escolar em Arraias e municípios vizinhos

Audiência Pública do MPTO em Guaraí debate qualidade da educação em quatro municípios