MPTO e parceiros percorrem o Tocantins a partir do dia 30 com ações voltadas à Primeira Infância
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) estará ao lado de mais 16 instituições, percorrendo o Estado para levar ao interior uma série de serviços e capacitações em favor das crianças com idade de zero a seis anos. Essa fase itinerante do projeto “TCE de olho no futuro - Aliança pela Primeira Infância” tem início no próximo sábado, dia 30, em Miracema, e prosseguirá até 18 de outubro, quando se encerra em Araguaína. Ao todo, serão visitados seis municípios-pólo (ver cronograma ao final).
“Esta é uma iniciativa inédita de união institucional em prol da Primeira Infância. O Ministério Público do Tocantins acredita que garantir o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de vida é investir no futuro das pessoas e do Estado. Estaremos presentes em todos os encontros, fazendo o nosso melhor”, avaliou o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior.
O projeto é coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e envolve quatro fases de atuação, incluindo esta etapa de serviços itinerantes.
Ações do MPTO
Nessa caravana para o fortalecimento das políticas públicas da Primeira Infância, o MPTO estará presente com duas ações principais.
Minicidadão
A primeira ação do MPTO consiste no projeto Minicidadão, que facilita a emissão da Carteira de Identidade (RG) para crianças de zero a 12 anos. Tudo é feito de forma gratuita, inclusive a foto 3x4, que é tirada na hora.
Para ser atendido pelo Minicidadão, basta apresentar a Certidão de Nascimento da criança (documento original), o CPF da criança (se houver), o CPF da mãe ou do pai e um comprovante de endereço.
Ouvidoria
A segunda ação consiste nos atendimentos realizados pela Ouvidoria do MPTO, que estará presente para ouvir a população sobre casos de desrespeito aos interesses da sociedade e aos direitos básicos do cidadão - com ênfase na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Todos os casos são registrados e recebem o devido encaminhamento.
Além disso, o MPTO participará de mutirões de conciliação em processos da área da família, sobre pensões alimentícias, divórcio e investigação de paternidade.
Cronograma da fase itinerante do projeto
Miracema – 30/08
Guaraí – 13/09
Dianópolis – 20/09
Gurupi – 27/09
Araguatins – 04/10
Araguaína – 18/10
Notícias Relacionadas

Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca

Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO