Em lançamento do TCE de Olho no Futuro, Ministério Público defende cuidado com a primeira infância para o desenvolvimento de toda a sociedade
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) se uniu como parceiro fundamental ao “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, um projeto liderado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) lançado nessa terça-feira, 17 de junho. A iniciativa visa transformar a primeira infância em política pública prioritária e garantir os direitos das crianças de zero a seis anos no Tocantins, além de estar amparada no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) e unir 15 instituições parceiras.
Durante o lançamento, o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, expressou a honra e o compromisso do MPTO em integrar essa aliança. "Estaremos lado a lado com os demais parceiros, percorrendo o estado em uma caravana de atendimentos e de cuidados com as crianças de zero a seis anos, extensiva também às suas famílias", afirmou o procurador-geral. Ele reforçou a gratidão da instituição pela oportunidade de se aproximar ainda mais das pessoas e trabalhar em favor dos direitos das crianças.
Abel Andrade Leal Júnior destacou a importância da colaboração: “Essa é a materialização do princípio da proteção integral, em que cada um assume sua parcela de responsabilidade e o faz de forma proativa. Serão muitos os agentes envolvidos; e todo esforço vale a pena”.
O procurador-geral enfatizou que o cuidado com a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. “O que é construído na primeira infância jamais se apaga. Cuidar da criança desde seus primeiros anos de vida é cuidar de toda a sociedade. É garantir que cada cidadão e cidadã tenham as oportunidades necessárias para crescer com dignidade, saúde, segurança e afeto. É construir as bases sólidas para um futuro mais justo e próspero para todo o Tocantins”, concluiu.
Selo Unicef
Unindo-se à causa pelos direitos de crianças e jovens, o momento também contou com o lançamento da edição 2025 do Selo Unicef, apresentado pela coordenadora da Região Norte, Mariana Rocha.
O selo tem como foco crianças e adolescentes que vivem na Amazônia Legal e no semiárido brasileiro.
Presenças
Mais de 600 pessoas, entre autoridades, gestores, prefeitos e sociedade civil, participaram do lançamento. Entre elas o governador Wanderlei Barbosa; o presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini; o defensor público-geral, Pedro Alexandre Aires Gonçalves; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres; e a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula.
Projeto
O projeto "TCE de Olho no Futuro" busca uma atuação articulada com diversos órgãos de controle, instituições públicas e a sociedade civil para assegurar que os direitos das crianças sejam prioridade na gestão pública. A ação será dividida em cinco fases, incluindo encontros regionais, capacitações, escuta da população e prestação de serviços diretos.
O Dia D da Primeira Infância, em 22 de novembro, culminará com ações simultâneas em todos os municípios.
Ao final, o selo “Município Amigo do Futuro” será concedido às cidades que se destacarem na implementação de políticas públicas eficazes.
Parceiros
Entre as instituições parceiras, estão o governo do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), diversas secretarias estaduais, polícia militar (PM), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto). O projeto também conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Energisa, BRK e Hospital de Amor.
Notícias Relacionadas

Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca

Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos

Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção

Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi

Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância

Tocantins tem recorde de destinações do IR a fundos da infância e do idoso, com apoio de mobilização do MPTO