Em ação nacional de fiscalização e garantia do acesso à água, MPTO percorre colégios da zona rural de Paranã
Como parte da mobilização nacional da Semana Sede de Aprender pelo Direito à Água nas Escolas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Paranã, realizou uma série de visitas a escolas da zona rural do município com o objetivo de verificar as condições de acesso à água potável, banheiros e estrutura de saneamento básico.
A ação atende à convocação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que propôs uma atuação articulada entre MPs e Tribunais de Contas de todo o país entre os dias 2 e 6 de junho. A iniciativa é fruto do acordo de cooperação técnica firmado com diversas instituições, visando garantir condições básicas de higiene e saúde no ambiente escolar e faz parte de uma estratégia nacional de fiscalização baseada em dados do Censo Escolar 2024, com apoio de uma plataforma de Business Intelligence desenvolvida pelo CNMP.
O promotor de Justiça Vicente Tavares percorreu seis unidades escolares localizadas em regiões de difícil acesso: Escola Municipal São Domingos Ananás – Fazenda São Domingos Ananás; Escola Municipal Bois – Fazenda Engenho; Escola Municipal Rainha da Paz – Povoado Bom Jesus da Palma; Escola Municipal Barreiro – Povoado Santana; Escola Estadual Santa Rita do Rio Palma – Povoado Bom Jesus da Palma; e Escola Municipal Professora Cândida – Povoado Campo Alegre.
Segundo o promotor, todas as escolas visitadas possuem acesso à água por meio de poço artesiano, além de reservatórios e banheiros. No entanto, ele destaca que algumas unidades ainda carecem de melhorias na estrutura física.
“É uma iniciativa de extrema importância, principalmente por se tratar de um recurso essencial à vida humana. Felizmente, as escolas visitadas têm acesso à água e condições básicas de saneamento. Algumas delas, no entanto, precisam de melhorias estruturais. Embora estejam localizadas em áreas rurais e de difícil acesso, não identificamos escassez de água”, destacou.
Notícias Relacionadas

Rede de ensino e Ministério Público debatem aprimoramento da educação especializada para alunos neurodivergentes em Pedro Afonso

Audiência pública realizada pelo MPTO em Miracema discute qualidade da educação em 11 cidades da região central

Seminário discute desafios para a garantia de merenda tradicional a indígenas e quilombolas em escolas públicas

Audiência pública sobre educação no Jardim Taquari pode ser assistida no YouTube

MPTO garante sentença que obriga o município de Palmas a assegurar condições dignas de higiene nas escolas de tempo integral

Ministério Público promove escuta pública para ouvir a sociedade sobre a qualidade da educação no município de Xambioá