Acadêmicos de direito de Arraias visitam sede do MPTO em Palmas
Estudantes do 7º período do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Arraias, participaram de nova edição do programa “Saber MP: democratizando o conhecimento”. Nesta sexta-feira, 9, eles visitaram a sede do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em Palmas, sendo recebidos pelo chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor Juan Rodrigo Carneiro Aguirre. Confira as fotos da visita em https://encurtador.com.br/hU0iL.
Na Sala de Reuniões da PGJ, o promotor Juan Aguirre falou sobre as atribuições e a atuação do Ministério Público. Ele também respondeu a perguntas dos participantes e compartilhou experiências de mais de duas décadas de trabalho no MPTO. “O momento de contato com vocês, estudantes, é de imensa alegria. Esperamos que vocês se apaixonem pelo MP e que, um dia, venham trabalhar conosco”, afirmou.
Em seguida, os acadêmicos participaram de uma visita guiada pelas instalações da sede do MPTO e conheceram a estrutura e o funcionamento do Ministério Público. Eles estão em Palmas desde 8 de maio, visitando outros órgãos públicos, a exemplo do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogados. A iniciativa contempla as atividades da disciplina Práticas Jurídicas, sob a responsabilidade do professor Gabriel Messias. “Agradecemos a acolhida, nesta oportunidade de eles conhecerem o funcionamento das instituições”, agradeceu.
Moradora da cidade de Campos Belos, a estudante Edilene Santos, 39 anos, percorre diariamente 50 quilômetros, em percurso de ida e volta, para estudar direito em Arraias e realizar o sonho de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade com a profissão. “Eu fiquei aqui deslumbrada com a visita. Para mim, foi um divisor de águas conhecer detalhadamente o papel do MP. Hoje, com a fala do promotor, a gente teve uma ampliação dos horizontes e uma firmeza de que estamos no caminho certo”, declarou.
O “Saber MP” possibilita momentos de interação entre o Ministério Público e as universidades, em que membros falam sobre temas relacionados às atividades do MPTO. Iniciado em 2023, o programa contou com mais de 900 acadêmicos participantes, nas cidades de Palmas, Araguaína e Paraíso do Tocantins. No próximo dia 28 de maio, estudantes da Universidade Católica do Tocantins (Unicatólica) participarão da iniciativa.
Texto: Francisco Shimada - Dicom/MPTO
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

Acadêmicos de Direito da Unicatólica recebem edição do Projeto Saber MP

No ar, programa MP em Ação do mês de maio destaca o combate à violência sexual e ao abuso de crianças e adolescentes