Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é defendido pelo MPTO
Mais de 200 estudantes do Colégio Militar Professora Maria Guedes, em Palmeirópolis, participaram, nesta quinta-feira, 08, de uma palestra ministrada pelo promotor de Justiça Vicente José Tavares Neto sobre a importância do Maio Laranja — campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, que reuniu turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o promotor explicou os objetivos da mobilização, que busca conscientizar a sociedade sobre o tema e promover a proteção integral de crianças e adolescentes.
Vicente José abordou, de forma didática e sensível, os conceitos de abuso e exploração sexual, destacando as diferenças entre os dois, além de apresentar sinais de alerta que podem indicar situações de violência, como mudanças bruscas de comportamento, medo, isolamento e queda no rendimento escolar. O promotor também falou sobre atitudes preventivas que podem ser adotadas no ambiente familiar e escolar, além de orientar sobre os canais disponíveis para denúncias e apoio.
“Falar sobre esse tema com os jovens é fundamental, porque muitos ainda não compreendem o que configura um abuso ou como agir diante de uma situação suspeita. A informação é a principal ferramenta de proteção”, afirmou o promotor, ressaltando que o momento foi essencial para sensibilizar os estudantes e promover uma cultura de respeito e cuidado.
Maio Laranja
A campanha Maio Laranja é realizada em todo o país durante este mês, em alusão ao dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data homenageia a menina Araceli Crespo, de oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973, em Vitória (ES).
Notícias Relacionadas

Centenas de profissionais participam de formação voltada à proteção de crianças e adolescentes

Atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência é tema de reunião promovida pelo MPTO

Entidades se reúnem e discutem estratégias para ampliação do Serviço de Família Acolhedora

Com foco na campanha de maio, MPTO e SSP articulam ações conjunta para combater a violência contra crianças e adolescentes

Infância protegida: MPTO inspeciona instituições de acolhimento em Palmas

Ministério Público recomenda melhorias nos Conselhos Tutelares de Cachoeirinha e Angico