Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é defendido pelo MPTO
Mais de 200 estudantes do Colégio Militar Professora Maria Guedes, em Palmeirópolis, participaram, nesta quinta-feira, 08, de uma palestra ministrada pelo promotor de Justiça Vicente José Tavares Neto sobre a importância do Maio Laranja — campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, que reuniu turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, o promotor explicou os objetivos da mobilização, que busca conscientizar a sociedade sobre o tema e promover a proteção integral de crianças e adolescentes.
Vicente José abordou, de forma didática e sensível, os conceitos de abuso e exploração sexual, destacando as diferenças entre os dois, além de apresentar sinais de alerta que podem indicar situações de violência, como mudanças bruscas de comportamento, medo, isolamento e queda no rendimento escolar. O promotor também falou sobre atitudes preventivas que podem ser adotadas no ambiente familiar e escolar, além de orientar sobre os canais disponíveis para denúncias e apoio.
“Falar sobre esse tema com os jovens é fundamental, porque muitos ainda não compreendem o que configura um abuso ou como agir diante de uma situação suspeita. A informação é a principal ferramenta de proteção”, afirmou o promotor, ressaltando que o momento foi essencial para sensibilizar os estudantes e promover uma cultura de respeito e cuidado.
Maio Laranja
A campanha Maio Laranja é realizada em todo o país durante este mês, em alusão ao dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data homenageia a menina Araceli Crespo, de oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973, em Vitória (ES).
Notícias Relacionadas
Seminário “Acolher Tocantins” fortalece o serviço de acolhimento familiar e reúne representantes municipais em Porto Nacional
Promotoria de Justiça de Ananás discute fortalecimento da rede de proteção com Conselhos Tutelares da Comarca
Mais de 140 crianças de Araguatins e região são atendidas pelo MPTO com emissão de documentos
Lançada no Tocantins, Escola de Conselhos terá promotor de Justiça em comitê gestor para fortalecer rede de proteção
Ministério Público leva cidadania e defesa dos direitos da criança para a próxima edição do TCE de Olho no Futuro em Gurupi
Projeto que tem parceria do MPTO chega à 3ª edição em Dianópolis, ampliando ações pela Primeira Infância