Execução Penal
calendar_month
20/03/2025

Após fiscalização na penitenciária de Tocantinópolis, MPTO recomenda atuação do Estado do Tocantins

Como medida à vistoria realizada, neste mês, na Unidade Prisional de Tocantinópolis, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações à Diretoria do Presídio e à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. Elas têm até abril para apresentar informações atualizadas sobre a situação e quais medidas serão adotadas.


Durante a vistoria, foram relatadas ao titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, promotor Saulo Vinhal da Costa, as seguintes necessidades:


  • Realização de curso de reciclagem de sobrevivência administrativa periodicamente a integrantes da corporação com trabalho na unidade prisional;
  • Aquisição de mais equipamentos de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e elastômeros para agentes;
  • Recomposição do quantitativo de policiais penais e de pessoal contratado;
  • Adequação das escalas funcionais para obedecer à jornada de 40 horas semanais;
  • Automatização das celas para eficiência no gerenciamento dos custodiados; e
  • Aquisição de gerador de energia para evitar falhas no fornecimento de energia elétrica e garantir o funcionamento contínuo de câmeras e a visibilidade das celas.


Entre as recomendações à Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins, estão a necessidade de disponibilização de cursos de reciclagem, equipamentos e gerador de energia; a recomposição do quantitativo funcional; a adequação da escala de pessoal; e a realização de estudos de automatização das celas. À Unidade Prisional de Tocantinópolis, cabe formular requerimento administrativo ao Executivo estadual e ao sistema de justiça do Poder Judiciário com as necessidades da penitenciária. 


Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO

Notícias Relacionadas