Após fiscalização na penitenciária de Tocantinópolis, MPTO recomenda atuação do Estado do Tocantins
Como medida à vistoria realizada, neste mês, na Unidade Prisional de Tocantinópolis, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez recomendações à Diretoria do Presídio e à Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. Elas têm até abril para apresentar informações atualizadas sobre a situação e quais medidas serão adotadas.
Durante a vistoria, foram relatadas ao titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis, promotor Saulo Vinhal da Costa, as seguintes necessidades:
- Realização de curso de reciclagem de sobrevivência administrativa periodicamente a integrantes da corporação com trabalho na unidade prisional;
- Aquisição de mais equipamentos de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e elastômeros para agentes;
- Recomposição do quantitativo de policiais penais e de pessoal contratado;
- Adequação das escalas funcionais para obedecer à jornada de 40 horas semanais;
- Automatização das celas para eficiência no gerenciamento dos custodiados; e
- Aquisição de gerador de energia para evitar falhas no fornecimento de energia elétrica e garantir o funcionamento contínuo de câmeras e a visibilidade das celas.
Entre as recomendações à Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins, estão a necessidade de disponibilização de cursos de reciclagem, equipamentos e gerador de energia; a recomposição do quantitativo funcional; a adequação da escala de pessoal; e a realização de estudos de automatização das celas. À Unidade Prisional de Tocantinópolis, cabe formular requerimento administrativo ao Executivo estadual e ao sistema de justiça do Poder Judiciário com as necessidades da penitenciária.
Texto: Francisco Shimada - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas
Ação do MPTO resulta em decisão judicial para reestruturação da Delegacia de Alvorada
MPTO recomenda criação de Central de Regulação de Vagas no sistema prisional do Tocantins
Conselheiros do CNMP e membros do MPTO realizam vistoria na Casa de Prisão Provisória de Palmas
MPTO realiza visita institucional à Unidade Penal Feminina de Ananás
MPTO sedia diálogo nacional sobre sistema prisional e segurança pública
Com participação do MPTO, Araguaína sedia última audiência pública do Plano Pena Justa