Saúde
calendar_month
08/01/2025

MPTO faz vistoria na UPA Norte da Capital


A falta de medicamentos de uso contínuo, a precariedade na infraestrutura da cozinha e dos banheiros, comprometendo a higiene e o conforto de pacientes e profissionais, foram alguns dos indícios de irregularidades identificados durante vistoria realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Palmas, na manhã desta quarta-feira, 8.


A inspeção, parte de um trabalho frequente de acompanhamento das condições das unidades de saúde do município, foi conduzida pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro Vilela, que esteve acompanhado por uma equipe técnica do MPTO. O grupo avaliou a estrutura física da unidade, o estoque de medicamentos e o tempo de atendimento, além de conversar com os profissionais de saúde que atuam no local. O Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, acompanhou a inspeção, bem como o vice-prefeito, pastor Carlos Eduardo, e a secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski.


Problemas estruturais

Entre os problemas identificados, destacam-se a falta de espaço e infraestrutura adequada para o serviço de arquivamento médico e estatístico, além de infiltrações e equipamentos com defeito, que impactam negativamente a qualidade do atendimento.


Estoque de medicamentos

Durante a vistoria, foi entregue ao promotor Thiago Ribeiro Vilela uma lista com 28 medicamentos em falta ou com estoque crítico, evidenciando a necessidade de medidas urgentes para regularizar a situação.


Medidas corretivas

Como resultado da inspeção, um relatório técnico detalhado será elaborado pelo MPTO com todas as inconformidades identificadas. O documento será encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde para que as providências necessárias sejam tomadas no menor tempo possível, garantindo melhores condições para os pacientes e profissionais da unidade. Em breve, será designada audiência administrativa.


Notícias Relacionadas