Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Aprendizado se transforma em solidariedade com projeto do MPTO no Taquari, em Palmas

Atualizado em 23/09/2024 18:22

Em uma ação que demonstra o significado da cidadania, estudantes da Escola Cívico-Militar Estadual Maria dos Reis Barros entregaram nesta segunda-feira, 23, doação de itens de higiene e limpeza a três instituições filantrópicas do bairro Taquari, em Palmas. A iniciativa faz parte do projeto "Aprendendo Direito e Resgatando a Cidadania", promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público do Tocantins (Cesaf-ESMP).


Um gesto que transforma vidas


A arrecadação, fruto do esforço conjunto de alunos, professores e direção da escola, totalizou 2.917 produtos, incluindo itens essenciais como escovas de dente, absorventes, sabonetes, papel higiênico e detergente. As doações beneficiarão diretamente famílias assistidas pelo Instituto Social, Cultural, Habitacional e Ambiental de Taquari Viva, além de outras pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela Associação Transcultural Rhema e Associação Meninas de Deus.


"Testemunhar as dificuldades enfrentadas por tantas famílias em nossa comunidade me impulsiona a agir. Sinto que tenho a missão de ajudar a melhorar suas condições de vida", declarou Carlos Antônio Cândido de Carvalho, presidente do Instituto Taquari Viva, ao receber as doações.


Aprendendo na prática


O projeto "Aprendendo Direito e Resgatando a Cidadania" vai além da solidariedade, incentivou os alunos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. Através de palestras, orientações e trabalho de campo, os estudantes aprenderam a identificar problemas locais e encaminhá-los ao Ministério Público, exercitando a cidadania e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Reconhecimento e celebração


O projeto culminará em uma cerimônia de encerramento no dia 27 de novembro, como parte das comemorações pelo Dia Estadual do Ministério Público. Na ocasião, os estudantes que tiveram as três melhores redações e a equipe que escreveu o melhor Relatório Prático de Cidadania serão premiados com notebooks, smartphones e tablets, além de já terem ganhado uma inesquecível viagem ao Jalapão.


(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)