Projeto de cidadania do MPTO premia estudantes de Palmas com viagem ao Jalapão
Em uma celebração do conhecimento e da cidadania, seis estudantes da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, foram premiadas com uma viagem cultural ao Jalapão. Essa conquista é fruto do desempenho no projeto "Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania", idealizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).
As vencedoras do concurso de redação, Ana Kely da Silva Sousa, Ketllem Rauane dos Santos Brandão e Patricia Miranda de Sousa, e as autoras do Relatório Prático de Cidadania, Celina Ferreira Lima, Livia Ribeiro e Sarah dos Reis Wanderley Xavier, demonstraram não apenas domínio da escrita e da pesquisa, mas também um comprometimento com a construção de um futuro mais justo e igualitário. Seus trabalhos abordaram temas como cidadania, desigualdade, direitos humanos e educação, refletindo a importância do projeto em despertar o senso de responsabilidade e protagonismo social dos jovens estudantes.
A viagem ao Jalapão, um paraíso natural, proporcionou-lhes a oportunidade de ampliar seus horizontes, vivenciar a cultura e se conectar com a natureza. Livia Ribeiro, uma das premiadas, compartilha sua empolgação: “Conhecer o Jalapão, que eu só via nas redes sociais, foi incrível. Os fervedouros, as cachoeiras, tudo é lindo. Mas o que mais me marcou foi a cultura e a tradição do povo quilombola”. Ela deixa um recado para os próximos participantes do projeto: “Se esforcem, estudem e se dediquem, porque a oportunidade de ganhar uma viagem como essa é real. E lembrem-se: a educação transforma vidas”.
O projeto "Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania" e a premiação dessas jovens exemplificam o poder da educação e do engajamento em transformar realidades e construir um futuro para o Tocantins e para o Brasil. "Testemunhar o crescimento das minhas alunas ao longo do projeto 'Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania' foi inspirador. Ver cada uma delas se transformando em cidadãs ativas e conscientes é a maior recompensa. E poder compartilhar esta experiência única de explorar a beleza exuberante do Jalapão ao lado delas tornou tudo ainda mais especial", enfatizou o professor de linguagens Wilsoni Nunes da Fonseca.
O projeto "Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania" reuniu 120 estudantes de Palmas e Paraíso, com o objetivo de aproximar o Ministério Público da comunidade. Os alunos aprenderam sobre seus direitos e deveres e fiscalizaram bairros, identificando violações no exercício de diversos direitos. De volta às escolas, produziram relatórios que foram encaminhados ao Ministério Público, resultando em ações para solucionar os problemas. O projeto promoveu educação e cidadania, contribuindo para um Tocantins mais justo.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Notícias Relacionadas
MPTO instaura inquérito para averiguar a necessidade de instalação de posto policial no setor Taquari após reivindicação de estudantes
Unidade de Saúde em Taquari sofre com falta de remédios, profissionais e estrutura precária
Projeto do Ministério Público do Tocantins promove cidadania e leva estudantes do IFTO ao Jalapão
Projeto de cidadania do MPTO premia estudantes de Palmas com viagem ao Jalapão