MPTO instaura inquérito para averiguar a necessidade de instalação de posto policial no setor Taquari após reivindicação de estudantes
A reivindicação de estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, participantes do Projeto "Aprendendo Direito, Resgatando Cidadania", desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), resultou na abertura de um inquérito civil público pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) para investigar a necessidade de reabertura de um posto policial no bairro Taquari, em Palmas. A promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta, responsável pelo inquérito, conduziu uma audiência administrativa nesta quinta-feira, 10, para discutir o tema com os estudantes, professores e representantes da Polícia Militar.
O levantamento realizado pelos estudantes, durante a execução do projeto, demonstrou a preocupação da comunidade que reside na região e a importância de uma unidade policial para aumentar a segurança. O comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Dennys Gomes Dalla, manifestou apoio à iniciativa e detalhou as necessidades de reforma do posto, incluindo pintura, reparos gerais, instalação de ar-condicionado e construção de muro. O custo estimado da obra é de R$ 48 mil, sem incluir o mobiliário.
Para mobilizar a comunidade e buscar recursos para a reforma, a promotora de Justiça Kátia Chaves Gallieta realizará uma audiência pública. "A participação da população é fundamental para encontrarmos soluções conjuntas para essa demanda", destacou.
Além da audiência pública, a promotora de Justiça determinou a requisição de informações ao Secretário Estadual de Infraestrutura sobre verbas para a reforma e agendará uma reunião com o juiz da execução penal para avaliar a possibilidade de utilizar recursos de multas pecuniárias e serviços de pessoas encarceradas na reforma. Uma visita técnica ao local, com a participação de alunos, professores e representantes da comunidade e da Polícia Militar, também será realizada.
(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)
Notícias Relacionadas
MPTO instaura inquérito para averiguar a necessidade de instalação de posto policial no setor Taquari após reivindicação de estudantes
Projeto do Ministério Público do Tocantins promove cidadania e leva estudantes do IFTO ao Jalapão
Projeto do Ministério Público do Tocantins promove cidadania e leva estudantes do IFTO ao Jalapão
Aprendizado se transforma em solidariedade com projeto do MPTO no Taquari, em Palmas

Projeto de cidadania do MPTO premia estudantes de Palmas com viagem ao Jalapão