Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Sistema Athenas do MPTO é selecionado para ser apresentado em evento de tecnologia nos EUA

Atualizado em 06/08/2024 14:58

Sistema Athenas do MPTO é selecionado para ser apresentado em evento de tecnologia nos EUA


O software Athenas, desenvolvido no Ministério Público do Tocantins (MPTO), foi selecionado para ser apresentado no ExpoJud USA, que acontece de 5 a 9 de agosto, na Flórida (EUA), evento internacional com foco exclusivo na transformação digital para o setor da justiça. 


O assessor especial do procurador-geral de Justiça e promotor de Justiça Celsimar Custódio, e o chefe do Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação (DMTI) do MPTO, Ernandes Rodrigues da Silva (foto), apresentarão o software Athenas nesta quarta-feira, 7, durante o painel Soluções Integradas de Gestão do Ministério Público. A apresentação do MPTO ocorre a convite da empresa organizadora do evento, que arcou integralmente com os custos relativos à participação.


O sistema
O Athenas, criado em 2009 pelo DMTI, é um sistema completo para gestão estratégica administrativa e finalística, com módulos que integram áreas ,como recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, processos judiciais e extrajudiciais.


Considerado referência no Brasil, o software está em constante aprimoramento e já foi implementado em outros estados, como Acre, Piauí, Mato Grosso, Roraima e Rondônia. 


Troca de conhecimento
A experiência internacional nos EUA também serve como oportunidade para a troca de conhecimentos e o estabelecimento de novas parcerias que possibilitem o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais eficientes para o Ministério Público brasileiro. Estão presentes no evento diversos representantes da comunidade do sistema de justiça da América Latina, com participantes de Tribunais  de Justiça do México, Chile, Equador, Argentina e Peru, além de representantes de Ministérios Públicos, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais e Defensorias Públicas do Brasil. 



(Texto: Geraldo Neto / Ascom MPTO)