Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

MPTO acompanha audiência pública de prestação de contas da saúde municipal de Palmas

Atualizado em 28/05/2024 18:01


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça, acompanhou nesta terça-feira, 18, na Câmara Municipal de Palmas (CMP), audiência pública para apresentação do Relatório de Prestação de Contas sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Prefeitura de Palmas, dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS), neste 1º quadrimestre de 2024.


No evento, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Vilela, que atua na área da saúde, falou sobre os problemas observados pelo MPTO em vistorias recentes realizadas em algumas unidades básicas de saúde (UBS) da Capital, a exemplo do sucateamento estrutural  das unidades e da falta de medicamentos.  Como exemplo citou a UBS da 603 Norte, onde esteve no mês passado, e constatou a falta de antialérgicos, antitérmicos e anti-hipertensivos. 


O promotor de Justiça voltou a cobrar o início das obras do hospital municipal e a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e das unidades de saúde do setor Morada do Sol e do distrito de Buritirana.


Sobre a audiência


Na audiência, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apresentou  todas as ações e projetos executados neste período, além dos gastos e investimentos com atenção básica, atenção especializada e as despesas com urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).


Participaram vereadores, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e da Semus, além da Defensoria Pública Estadual, entre outras instituições.


(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)