Sistema “Athenas Soluções Integradas” do MPTO é destaque em encontro nacional de tecnologia e inovação
O case de sucesso "Athenas Soluções Integradas", desenvolvido pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 21, durante o 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic). O encontro, considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, foi realizado em parceria com o J.Ex e sediado pelo MPTO e TCE/TO.
Criado em 2009 pelo Departamento de Tecnologia da Informação do MPTO, mas em permanente aperfeiçoamento de suas funcionalidades, o sistema Athenas é referência para vários estados brasileiros.
“Compartilhamos com nove instituições, do Tocantins e dos estados do Piauí, Mato Grosso, Roraima e Rondônia, esta iniciativa”, destacou o coordenador do Enastic do MPTO e chefe da Procuradoria-Geral de Justiça da instituição, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior.
O sistema é voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, processos judiciais e extrajudiciais e de outras áreas importantes para a organização institucional.
Na prática
O diretor de Tecnologia da Informação, Ernandes Rodrigues, e a chefe de Cartório da instituição, Natália Fernandes Nascimento, também participaram da apresentação e compartilharam inúmeros benefícios do software, voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística.
“É imensurável o que o Athenas representa, em termos de praticidade e eficiência. É um esforço conjunto de nossas equipes e parceiros que resulta em uma gestão mais econômica, célere e desburocratizada”, pontuou Ernandes.
Natália reforçou que o sistema Athenas simplifica a gestão estratégica da administração das instituições que o utilizam. “Estamos mirando exatamente naquilo que está sendo norteado para as instituições públicas. Ou seja, é um sistema colaborativo, integrado e que possibilita o incremento dos demais órgãos, detalhou Natália.
(Raquel Oliveira - Ascom MPTO)