Segurança da informação, inteligência artificial e liderança estão entre os temas discutidos no último dia do Enastic
O 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic) foi encerrado, nesta quinta-feira, 22, em Palmas (TO), com mais uma série de palestras e painéis inspiradores. Foram repassadas informações valiosas sobre segurança da informação, liderança, inteligência artificial, governança e acessibilidade.
Com o tema “O CNMP e a IA no Ministério Público Brasileiro”, a palestra proferida pelo conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ex-procurador-geral de Justiça do MP de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, esteve entre as mais prestigiadas. Também participaram do momento o idealizador da J.Ex., empresa responsável pelo conteúdo e programação do Enastic, Ademir Piccoli; e o conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) e da Estratégia Nacional do MP Digital, Moacyr Rey Filho.
“Considerando que os Ministérios Públicos em todo o país tiveram um acréscimo significativo e considerável de atribuições e demandas, a inteligência artificial vai otimizar todos os processos e os resultados”, defendeu Fernando da Silva Comin. Ele ainda acrescentou que “é necessário otimizar processos e incrementar a responsividade institucional, ou seja, reagir no menor tempo possível e de forma esperada e apropriada”.
Para Moacyr Rey Filho, a segurança da informação no setor público com o uso das novas ferramentas deve também ser priorizada, sobretudo para que se tenham “Ministérios Públicos mais eficientes na prestação de serviços à sociedade”, disse.
Alta performance
Liderança e alta performance também estiveram em pauta e nortearam a palestra da diretora de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), Sabrina Lopes Figueira.
“Além da inovação e tecnologia, é preciso falar de pessoas. Precisamos capacitar os membros e servidores para desenvolver suas lideranças e aumentar o grau de satisfação, bem-estar e produtividade”, disse Sabrina, agradecendo a oportunidade de participar do encontro e dividir com todos o seu conhecimento, as ações e experiências no planejamento estratégico de gestão de pessoas do MPMS.
Cases
O case de sucesso “Athenas: Soluções Integradas”, desenvolvido pelo MPTO, foi apresentado pelo coordenador do Enastic na instituição e chefe da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior, juntamente com o diretor de Tecnologia da Informação do MPTO, Ernandes Rodrigues, e a chefe do Cartório, Natália Fernandes Nascimento.
Outro case exposto teve como tema “Tecnologia e Inovação: O TCE mais próximo da sociedade”. Apresentado pela assessora especial de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado, Dhenia Gerhardt, discorre sobre os procedimentos administrativos instaurados pela promotora de Justiça Thaís Cairo, da cidade de Porto Nacional, para acompanhar a execução orçamentária de oito municípios tocantinenses, além de outras iniciativas do TCE/TO para mostrar o estratégico papel das contas no dia a dia do cidadão, desde a dona de casa até um gestor público.
“Por meio da tecnologia, levamos a informação diretamente até os cidadãos, assim como eles são incentivados a acompanhar os gastos realizados pelos gestores públicos em áreas como educação e saúde, por exemplo. Desta forma também nós sensibilizamos todos os prefeitos para ficarem engajados nesta causa”, disse ela.
Dhenia também enfatizou a parceria do TCE/TO ao sediar o evento, juntamente com o MPTO. “Foram três dias de muito conhecimento, tecnologia e novas experiências. Todos os envolvidos estão de parabéns”, disse.
Resultado
Para a promotora de Justiça da Capital, Márcia Valente, o Enastic significa uma “mudança de chave”. Ela ressaltou que as ferramentas e tecnologias apresentadas já estão disponíveis e vão, definitivamente, auxiliar no fluxo intenso do trabalho realizado pelos ministérios públicos.
“Não podemos mais falar de acesso à Justiça sem tecnologia. Quem não se habilitar vai ficar para trás”, disse ela.
Agradecimentos
Finalizando o encontro, o procurador-geral de Justiça do MPTO, Luciano Casaroti, agradeceu todos os participantes, pontuando que o Enastic foi o maior encontro nacional que o MPTO sediou em seus 35 anos de história, e é um “reflexo da atenção especial da instituição à área de inovação e tecnologia”.
“O entusiasmo do MPTO foi imenso ao contribuir para a realização do Enastic no Tocantins, trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado e com a empresa Judiciário Exponencial. Certamente, o mais maduro e avançado dos oito encontros”, disse ele.
(Raquel Oliveira - Ascom MPTO)