Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Evento de coleta seletiva tem participação e engajamento do MPTO

Atualizado em 18/05/2022 16:31

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), participou nesta terça-feira, 17, do evento "Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária", realizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a Rede TO Sustentável. O evento é alusivo ao Dia Internacional da Reciclagem, que busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.


A ação aconteceu durante todo o dia no estacionamento do Fórum de Palmas, quando foram coletados 1.200 quilos de materiais recicláveis, como caixas de papelão, potes e garrafas de vidro, óleo de cozinha, apostilas e livros antigos, além de eletroeletrônicos, que foram doados à Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins Ltda (Cooperan) à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares).


O procurador de Justiça e coordenador do Caoma, José Maria da Silva Júnior, prestigiou o evento e destacou “a relevância da ação solidária, como mais uma oportunidade de conscientização sobre a importância da separação de resíduos sólidos nas residências, estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, com foco na destinação adequada, por meio das associações e cooperativas de catadores, que são responsáveis por 90% dos resíduos reciclados no Brasil, gerando renda com materiais que em geral são destinados aos aterros sanitários e lixões, onerando os custos da gestão de resíduos sólidos realizada pelos municípios”, ressalta.


Rede TO Sustentável


Coordenada pelo TJTO, a Rede TO Sustentável é composta, além do MPTO, pelo Governo do Estado, Prefeitura de Palmas, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).