MPTO recomenda que Estado disponibilize leitos de UTI para pós-operatório de cirurgias neurológicas no HGP
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu nesta segunda-feira, 22, recomendação administrativa ao Secretário de Saúde do Estado do Tocantins, Edgar Tollini, para que adote providências urgentes no sentido de viabilizar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pós-operatório de cirurgias neurológicas no Hospital Geral de Palmas (HGP).
No documento, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro orienta que diante da indisponibilidade de leitos no HGP, o Estado providencie a oferta de leitos em UTI da rede privada do município de Palmas, destinando pelo menos um leito como prioridade.
A intervenção foi necessária após o Ministério Público receber comunicação relatando a existência de 12 pacientes internados no Hospital Geral de Palmas que necessitam da cirurgia e aguardam a disponibilidade de leito de UTI para o pós-operatório. A informação é de que alguns procedimentos chegaram a ser agendados, mas foram desmarcados devido ao problema.
“O documento em referência evidencia a existência de pacientes hospitalizados aguardando leito em UTI para pós-operatório há mais de noventa dias, e tendo em vista o cenário atual pandêmico, sugere-se a permanência mínima possível em nosocômios com o fito de evitar contaminação pelo coronavírus”, considerou o promotor de Justiça. (Denise Soares)
Notícias Relacionadas

Paciente com aneurisma garante direito à cirurgia de urgência após intervenção do MPTO

Justiça atende MPTO e determina inspeções para apurar supostas irregularidades nos serviços de oncologia do HGP

MPTO requer plano emergencial para atender pacientes que aguardam cirurgia neurológica no HGP
MPTO realiza audiências administrativas sobre prestação dos serviços de saúde