8 de Março: PGJ anuncia criação do Núcleo da Mulher
Denise Soares
Neste dia 08 de março, as servidoras da Procuradoria Geral de Justiça participaram de atividades dedicadas exclusivamente às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A Subprocuradora Geral de Justiça e Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Vera Nilva Alvares Rocha Lira, abriu a programação relembrando fatos históricos da conquista feminina ao longo dos anos e os obstáculos que ainda devem ser vencidos. “A maior forma de violência é o machismo, que ainda é cultural”, ressaltou.
O Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, fez questão de parabenizar o público feminino, que segundo ele, é maioria no Ministério Público Estadual (MPE), e anunciou a criação do Núcleo Maria da Penha no âmbito do Ministério Público do Tocantins, ligado à Promotoria de Justiça em Palmas com atribuição no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O Núcleo foi criado no último dia 27 por meio de Ato, devendo ser composto por uma equipe de profissionais (psicólogo, assistente social, entre outros) e coordenado por um Promotor de Justiça. “As mulheres têm o direito de reclamar e exigir dignidade e cidadania. Porque quando ela é humilhada e submissa, passa de cidadã a escrava”, declarou o PGJ.
Organizada pela equipe de Cerimonial e Cesaf, a programação durou todo o dia. Além de workshop sobre autoimagem comandado pelo maquiador Cagliari de Castro e pelo estilista Hentony Pimenta, as mulheres também conferiram a performance humorística com o ator Roger Laur e concorreram as vários prêmios, sorteados entre as presentes. No período da tarde, a exibição do filme “Amizade Colorida”, com direito a pipoca e refrigerante, encerrou as comemorações.