Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

8 de Março: PGJ anuncia criação do Núcleo da Mulher

Atualizado em 09/03/2012 15:04

Denise Soares

Neste dia 08 de março, as servidoras da Procuradoria Geral de Justiça participaram de  atividades dedicadas exclusivamente às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A Subprocuradora Geral de Justiça e Coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Vera Nilva Alvares Rocha Lira, abriu a programação relembrando fatos históricos da conquista feminina ao longo dos anos e os obstáculos que ainda devem ser vencidos. “A maior forma de violência  é o machismo, que ainda é cultural”, ressaltou.

O Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, fez questão de parabenizar o público feminino, que segundo ele, é maioria no Ministério Público Estadual (MPE), e anunciou a criação do Núcleo Maria da Penha no âmbito do Ministério Público do Tocantins, ligado à Promotoria de Justiça em Palmas com atribuição no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Núcleo foi criado no último dia 27 por meio de Ato, devendo ser composto por uma equipe de profissionais (psicólogo, assistente social, entre outros) e coordenado por um Promotor de Justiça. “As mulheres têm o direito de reclamar e exigir dignidade e cidadania. Porque quando ela é humilhada e submissa, passa de cidadã a escrava”, declarou o PGJ.

Organizada pela equipe de Cerimonial e Cesaf, a programação durou todo o dia. Além de workshop sobre autoimagem comandado pelo maquiador Cagliari de Castro e pelo estilista Hentony Pimenta, as mulheres também conferiram a performance humorística com o ator Roger Laur e concorreram as vários prêmios, sorteados entre as presentes. No período da tarde, a exibição do filme “Amizade Colorida”, com direito a pipoca e refrigerante, encerrou as comemorações.