Dia Internacional de Luta contra Agrotóxicos tem programação no Tocantins
Denise Soares
O Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é parceiro de diversas atividades que acontecerão, a partir do próximo dia 02, em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, comemorado mundialmente no dia 03 de dezembro. A data lembra a tragédia ocorrida em 1984 em Bhopal, na Índia, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos da Carbide Union, atual Dow Chemical, provocou cerca de 10 mil mortes.
Sob coordenação do Ministério Público Estadual (MPE), o Fórum foi criado em março de 2016, sendo composto por órgãos e instituições governamentais, não-governamentais, população em geral e comunidade científica que, juntos, desenvolvem ações educativas e propõem disposições normativas para o aperfeiçoamento da legislação específica.
A programação estende-se até o dia 04 e conta com cine debate, encontro de agroecologia e palestra para estudantes.
Programação:
Cine Debate - 02/12
A Secretaria Estadual de Saúde realiza, partir das 14h30, no auditório do térreo do anexo 1 da Secretaria Estadual de Saúde, o Cine debate sobre o tema Agrotóxico x Saúde. Durante o evento, serão apresentados vídeos sobre o perigo invisível do uso indiscriminado do agrotóxico no Brasil e os efeitos deles no organismo humano. Por meio de palestras, técnicos da área de vigilância em saúde discorrerão sobre agroecologia, apresentarão dados sobre agrotóxicos no Tocantins e dados atualizados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos.
II Encontro Estadual de Agroecologia - 01 a 04/12
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outras entidades estão organizando o II Encontro Estadual de Agroecologia, destinado a produtores rurais da comunidade quilombola Malhadinha.
Palestra - 01 e 02/12
A universidade Ulbra receberá escolas para mostrar um olhar diferenciado da agricultura, falando de produção sustentável, orgânica e alimento saudável.
Notícias Relacionadas

MPTO oferece denúncia e requer R$ 5 mi de indenização por descarte irregular de embalagens de agrotóxicos

MPTO oferece denúncia e requer R$ 5 mi de indenização por descarte irregular de embalagens de agrotóxicos

Fórum realiza última reunião do ano de 2022

MPTO pede bloqueio de valores de empresa agrícola de Lagoa da Confusão autuada por utilizar agrotóxicos ilegais em lavoura

MPTO pede bloqueio de valores de empresa agrícola de Lagoa da Confusão autuada por utilizar agrotóxicos ilegais em lavoura

Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos faz avaliação de ações e planeja atividades para biênio