Fórum realiza última reunião do ano de 2022
Ocorreu no dia 2 de dezembro, a 24º Reunião Ordinária do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FTCIA), no auditório do Ministério Público Federal, em Palmas, no Tocantins, foram debatidos temas como a retirada da votação do PL dos Agrotóxicos, a IV Reunião de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e o informe que o Ministério Público pediu o bloqueio de valores de uma empresa agrícola em Lagoa da Confusão autuada por utilizar agrotóxicos ilegais em lavoura.
Ao longo da reunião, a professora Patrícia Guarda da UFT apresentou o NEPEA (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agrotóxicos) que está com inscrições abertas para seleção de novos membros.
Também entrou na pauta da reunião, a ação realizada em Lagoa da Confusão, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da ADAPEC, Juliano Milhomem Ribeiro, fez uma apresentação sobre a ação e seu quantitativo. De 2015 a 2020, foram apreendidos no Tocantins, sete toneladas de produtos contrabandeados. Na ação em questão, foram quase cinco toneladas.
Durante a reunião, o Analista Ambiental do Ibama, Bruno Borges, comentou sobre o planejamento anual de fiscalizações do Ibama. Assim, está propondo a realização de duas ações durante o ano. As ações pretendem envolver os estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Também esteve em debate, as ações realizadas no decorrer do ano de 2022 pela Secretária de Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), apresentadas pela Lusy D. G. de Andrade Almeida.
Entre as convidadas da reunião, estavam as residentes de biomedicina, Dhullya Eduarda R. Santos e Talessa Neves Pereira, que apresentaram um projeto desenvolvido na área de agrotóxicos. O objetivo do projeto era unir forças de três áreas da coordenação de vigilância, a vigilância sanitária do trabalhador, a vigilância sanitária e a vigilância em saúde ambiental. Talessa apresentou o que foi encontrado nas dedetizadoras de produtos.
Encaminhamentos
Ao final do encontro, ficou decidido a realização de uma reunião da ADAPEC com a Agência de TI do Estado para averiguar como se encontra o sistema em desenvolvimento para a fiscalização da ADAPEC, e também a disponibilização para os demais membros do fórum do Projeto de Lei enviado pela ADAPEC para contribuições, assim como quais os órgãos que efetivamente permanecem na Comissão 2.
Participantes
Além do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e do Ministério Público Federal (MPF), participaram da reunião, representantes da Secretária de Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO), Agente de Defesa Agropecuária (ADAPEC), Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Associação Água Doce, Secretária Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Responsáveis (IBAMA).