Combate à cibercriminalidade é tema da próxima edição do projeto Segurança Pública em Foco
Num mundo cada vez mais digital, quais os principais desafios enfrentados no combate à cibercriminalidade no Brasil? Como o Ministério Público pode fazer frente ao problema, que cresce a cada ano? Com objetivo de discutir esse tema, a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza a 18ª edição do Projeto Segurança Pública em Foco, no dia 15 de maio, às 10 horas.
O evento, mediado pelo presidente da Comissão, conselheiro Jaime Miranda, terá como expositor o delegado de Polícia e diretor Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Daniel Régis. Também participará do debate o promotor de Justiça e coordenador de Planejamento Institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Rafael Fernandes, que terá a função de contextualizar o papel do Ministério Público.
Aberto à sociedade e com transmissão ao vivo pelo Youtube, o projeto Segurança Pública em Foco busca promover a interação do Ministério Público com os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e do Sistema de Justiça criminal. “A atividade é importante fomentadora do diálogo interinstitucional, elemento basilar do planejamento transversal de ações e da adoção de estratégias comuns ou complementares, potencializadoras da eficácia dos programas voltados à promoção da segurança pública", destaca o presidente da CSP, Jaime Miranda.
Sobre os palestrantes
Graduado em Direito e especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Regis ocupou cargos em órgãos e instituições ligadas à segurança pública. Foi delegado de Polícia no Estado de Goiás e, desde 2010, exerce a mesma função em Santa Catarina. Atualmente é diretor Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Santa Catarina, onde também faz parte do corpo docente da Academia da instituição.
Entre suas experiências, destacam-se sua atuação como coordenador-Geral de Inteligência da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); como diretor de Inteligência e Informação da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e como gerente de Contrainteligência e Estatística da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Santa Catarina.
Já Rafael Fernandes é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do MPMG e pelo Centro Universitário Newton Paiva. Além de ser coordenador de Planejamento Institucional do MPMG, atua como coordenador interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do mesmo MP.
Seu projeto "Chegando Junto", voltado ao combate a fraudes eletrônicas, recebeu reconhecimento internacional da entidade Global Anti Scam Alliance, da qual é membro, e foi destacado como uma das melhores práticas mundiais de prevenção a golpes durante o Global Anti-Scam Summit, em Lisboa, em 2023. Em 2023, o promotor foi agraciado com o Prêmio de Inovação J.Ex na categoria "Executivo de Inovação" dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas.
Agenda:
Evento: Projeto Segurança Pública em Foco;
Tema: Combate à cibercriminalidade;
Data: 15 de maio;
Horário: 10 horas;
Local: Plenário do Conselho;
Transmissão: canal do CNMP no YouTube
https://www.cnmp.mp.br/portal/todas-as-noticias/17500-combate-a-cibercriminalidade-e-tema-da-proxima-edicao-do-projeto-seguranca-publica-em-foco