Estudantes de direito conhecem de perto o MPTO em nova edição do projeto Saber MP
Mais de 120 estudantes do curso de Direito da Faculdade Uninassau tiveram a oportunidade de conhecer de perto o papel e as atribuições do Ministério Público do Tocantins (MPTO), em uma palestra ministrada pelo subprocurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, nesta quarta-feira, 5. A atividade integrou mais uma edição do projeto Saber MP – Democratizando o Conhecimento, promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom) do MPTO.
Durante o encontro, realizado no auditório da sede do MPTO, Casaroti apresentou aos acadêmicos a missão institucional do MP, suas frentes de atuação e o papel dos promotores de Justiça na defesa da sociedade e dos direitos fundamentais.
“Trabalhamos na defesa da sociedade e na garantia dos seus direitos. O Saber MP é uma oportunidade única de compreender a atuação do Ministério Público e sua relevância para o Estado Democrático de Direito. É essencial que os futuros profissionais conheçam esse papel desde cedo”, afirmou o subprocurador-geral ao dar boas-vindas aos estudantes.
Entre os participantes estava Hylanna Oliveira Matos, de 22 anos, aluna do 8º período de Direito e estagiária do MPTO. Ela conta que muitos estudantes não sabem o que, de fato, o Ministério Público faz. ”A partir desse projeto, conseguimos compreender a importância do papel do promotor na sociedade”, relatou.
Para a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Uninassau, Thais Cristina Alves Pamplona, o projeto cumpre o importante papel de aproximar a teoria da realidade prática e permite que os alunos visualizem o funcionamento do sistema de justiça e o impacto do Ministério Público na vida das pessoas.
“O objetivo da visita foi justamente proporcionar aos estudantes uma vivência concreta sobre o papel da instituição na efetivação da justiça e na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.
Visita Guiada
Além da palestra, os estudantes puderam conhecer detalhadamente o trabalho desenvolvido na sede do MPTO em Palmas. Guiados pelo subprocurador, conheceram diversos departamentos como do MP como o Núcleo de Gênero, o Centro de Apoio Operacional às promotorias de Urbanismo, habitação e Meio Ambiente (Caoma) e outros.
Conheceram a sala de uma das promotorias de Justiça, a sala onde é realizada as sessões do Conselho Superior do MPTO e do Colégio de procuradores e a sala do procurador- Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, que fez questão de conversar com os alunos.
“Sempre gostei de participar do projeto Saber MP, porque acredito muito nesse contato direto entre os estudantes e o Ministério Público. Espero ver alguns de vocês no futuro aqui conosco, seja como promotores de Justiça, servidores concursados ou estagiários do MPTO”, destacou o PGJ.
O procurador também falou que o Saber MP cumpre um papel fundamental de aproximar o Ministério Público da sociedade, já que os estudantes saem da visita conhecendo melhor a instituição e se tornam multiplicadores de informação e cidadania em suas comunidades.
Sobre o projeto
O Saber MP é uma iniciativa permanente do MPTO voltada a estudantes universitários, com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica da atuação ministerial e inspirar novas gerações a seguirem carreiras voltadas à justiça e à cidadania.
Universidades interessadas em participar podem agendar visitas pelo telefone (63) 3216-7562.
Notícias Relacionadas
Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína
ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna
MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins
Programa MP em Ação orienta sobre Black Friday e fala sobre propósito e bem-viver na área profissional
Projetor Saber MP recebe alunos do curso de Direito da Uninassau