Cidadania
calendar_month
25/09/2025

Ministério Público do Tocantins marca presença em evento que garante acesso à Justiça para quebradeiras de coco babaçu

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou da abertura do projeto "Defensorias nos Babaçuais". O evento, que visa garantir o acesso à justiça para as mulheres quebradeiras de coco babaçu, teve início nesta terça-feira, 23, em Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio.


Representando o procurador-Geral de Justiça, Abel Andrade Leal Júnior, o promotor de Justiça Elizon de Souza Medrado esteve presente na solenidade de abertura, que reuniu mais de 150 quebradeiras de coco de diferentes territórios do estado no campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).


A participação do MPTO no evento representa a importância da união de esforços entre as instituições para a proteção e valorização do modo de vida e dos direitos das quebradeiras de coco. O projeto é uma iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), em conjunto com as Defensorias do Maranhão, Pará e Piauí, e o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).


Além do Ministério Público, o evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Unitins e a Prefeitura de Augustinópolis, demonstrando a força da rede de apoio formada em prol da causa.


As atividades do projeto no Tocantins seguem até quinta-feira, 25, com atendimentos coletivos e específicos para as mulheres da região.


Notícias Relacionadas