Audiência pública para construção do Plano Pena Justa é realizada em Gurupi, com participação do MPTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) segue participando ativamente das audiências públicas voltadas à construção do Plano Estadual Pena Justa, iniciativa coordenada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), que visa aprimorar o sistema prisional no estado.
Após a primeira audiência, realizada em Palmas na última sexta-feira, 23, o segundo encontro aconteceu em Gurupi, nessa terça-feira, 27, com a presença da promotora de Justiça Luma Gomides, que destacou a importância da iniciativa para garantir a execução adequada da pena e o respeito à dignidade humana. “O Plano é um instrumento necessário para a melhor execução da pena em sua dupla finalidade: punir de forma adequada e suficiente, mas, principalmente, garantir a ressocialização dos apenados e o tratamento digno”, afirmou.
A promotora também pontuou o papel do MPTO na construção e acompanhamento do plano: “O Ministério Público acompanhará a conclusão e execução do plano estadual, fiscalizando o cumprimento das metas e indicadores que garantam que as diretrizes construídas de forma participativa sejam efetivamente cumpridas, visando a melhoria do sistema prisional atual”.
O plano está sendo elaborado com base em quatro eixos temáticos: controle da entrada e das vagas no sistema penal; qualidade da ambiência, serviços e estrutura; processos de saída da prisão e reinserção social; e políticas de não repetição das violações.
O objetivo principal das audiências é ouvir a sociedade para identificar falhas no sistema prisional local e propor soluções. “A participação da sociedade civil não apenas confere legitimidade ao processo, mas também enriquece o debate com experiências, necessidades e propostas que muitas vezes não são visíveis apenas pelos dados institucionais”, concluiu a promotora.
A próxima audiência está marcada para o dia 30 de maio, em Araguaína, e será aberta à participação popular.
Notícias Relacionadas

Ministério Público do Tocantins aciona Justiça para garantir regulamentação da Polícia Penal

Ministério Público destaca a importância do acolhimento e dignidade ao cárcere durante entrega da reforma da Unidade Penal de Tocantinópolis

Justiça determina retorno imediato de policiais penais ao trabalho e acata pedido do MPTO para garantir segurança no sistema prisional

MPTO requer medidas urgentes contra greve de policiais penais que compromete segurança em unidades prisionais

Após fiscalização na penitenciária de Tocantinópolis, MPTO recomenda atuação do Estado do Tocantins

MPTO instaura procedimento para apurar o cumprimento de diretrizes do Ministério da Justiça sobre a instalação de câmeras corporais em uniformes dos policiais penais