institucional
calendar_month
22/05/2025

Em Paraíso, MPTO e PC discutem atuação integrada para combate à violência


Em agenda institucional realizada no dia 19, a promotora de Justiça Anelise Schlickmann Mariano fez uma visita à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins (DRPC). O encontro teve o intuito fortalecer a comunicação entre o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a polícia civil (PC), para a atuação conjunta das instituições.
 
Na ocasião, representaram a polícia civil os delegados José Lucas Melo da Silva, titular da 5ª DRPC; Manoel Frota Neto, titular da 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis; Antônio Onofre de Oliveira Filho, titular da Divisão Especializada de Combate ao Crime Organizado; Bruno Monteiro Baeza, titular da 62ª DP de Paraíso do Tocantins; e Guilherme Pereira, titular da 58ª DP de Lagoa da Confusão.

Durante a visita, a promotora conheceu as instalações da delegacia, conversou com os delegados e ouviu relatos sobre as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia da unidade: “Essa aproximação é fundamental para o bom andamento do nosso trabalho”, destacou a promotora.

Também foram debatidas questões relacionadas à qualidade das diligências e à tramitação de procedimentos em andamento.

Outro ponto tratado na conversa foi a priorização dos casos de violência contra a mulher, em alinhamento com orientações recentes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Corregedoria-Geral do MPTO.

A promotora reforçou a importância do preenchimento adequado dos formulários de avaliação de risco, ferramenta essencial para garantir maior proteção às vítimas. “A atenção aos casos mais sensíveis, que demandam respostas urgentes do sistema de justiça, foi um dos principais pontos da nossa conversa. Precisamos atuar com celeridade e sensibilidade nessas situações”, afirmou.

Além disso, a promotora destacou que a troca de informações e o alinhamento entre as instituições reforçam a importância de uma atuação integrada e sensível às demandas da população. “Essa visita fortalece a cooperação entre Ministério Público e polícia civil, abordando diversos crimes de nossa atribuição, mas reafirmando especialmente nosso compromisso conjunto de priorizar o enfrentamento da violência doméstica”, concluiu.

Notícias Relacionadas