Ministério Público do Tocantins participa de evento sobre atendimento a vítimas de violência em Dianópolis
O promotor de Justiça Eduardo Guimarães Vieira Ferro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Dianópolis, participou do evento de capacitação do Projeto Lírios do Cerrado, realizado nesta semana na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), teve como foco o aprimoramento do atendimento a pessoas vítimas de violência.
No dia 16 o promotor atuou como palestrante, abordando a função do Ministério Público do Tocantins (MPTO) dentro da rede de proteção. Ele destacou que a rede é um sistema integrado, composto por órgãos essenciais como o Conselho Tutelar, a Assistência Social (por meio do Cras e Creas), unidades de saúde, e as forças de segurança pública, entre outros.
O curso, que teve início na segunda-feira, 12, e se encerra hoje, teve como objetivo principal instruir os diversos órgãos que compõem a rede de proteção sobre as atribuições específicas de cada um. A intenção é que todos os componentes conheçam o funcionamento do sistema, garantindo maior efetividade nas ações e um atendimento mais ágil e humanizado às vítimas.
Segundo o promotor Eduardo Guimarães Vieira Ferro, a experiência foi enriquecedora tanto como ouvinte quanto como expositor. "A participação no curso está sendo positiva porque estreita laços funcionais, aproxima os órgãos da rede de proteção e possibilita uma melhor atuação da rede como um todo", avaliou.
O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Dianópolis, Almas, Taipas, Porto Alegre, Rio da Conceição e Novo Jardim, fomentando a troca de experiências e o fortalecimento da cooperação interinstitucional na região sudeste do Tocantins.
Notícias Relacionadas

Atuação

Composição

Consulta Promotor

Autoatendimento eleitoral virtual

Conscritos

Voto e alistamento