Em Carmolândia, MPTO marca presença em eventos com foco no combate à violência contra as mulheres
Representando o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o promotor de Justiça Matheus Eurico Borges Carneiro, que responde pela 11ª Promotoria de Justiça de Araguaína e atua perante a Vara de Combate à Violência contra a Mulher, participou, nesta quarta-feira, 7, no município de Carmolândia, de dois eventos voltados à proteção da mulher: “Nenhuma Faltando” e “Abraçando a Mulher Idosa”.
As ações foram promovidas pela Secretaria Estadual da Mulher e pela Secretaria Municipal da Mulher de Carmolândia, com o apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal e demais órgãos municipais. Membros do Tribunal de Justiça e da Patrulha Maria da Penha também participaram.
O evento “Nenhuma Faltando” teve o objetivo de mapear e organizar a rede de atendimento à mulher em situação de violência em todo o Tocantins. O promotor Matheus Eurico ponderou: “Pudemos auxiliar na formação da rede de proteção à mulher do município de Carmolândia. Tudo isso visando criar um fluxograma, mapear e regulamentar toda a rede, para que cada agente público reconheça seu papel diante dessa situação”.
Já o “Abraçando a Mulher Idosa” foi uma roda de conversa com idosos do município junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o intuito de esclarecer situações jurídicas recorrentes no que se refere a esse público. “Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das idosas e idosos, repassar um pouco do nosso conhecimento a eles, explicar seus direitos e até dançar um pouco de forró”, avaliou.
As ações visam a conexão e o diálogo entre os diversos órgãos envolvidos no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, dentre os quais o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, as delegacias especializadas, além de órgãos das áreas de educação e saúde.
Notícias Relacionadas

Hospital Dona Regina recebe visita do Ministério Público do Tocantins para avaliar atendimento a vítimas de violência sexual

MPTO amplia presença no enfrentamento da violência contra a mulher com atuação na Casa da Mulher Brasileira

Com foco na saúde da mulher, MPTO e DPE vão à Justiça para garantir laqueadura após partos normais

Direito das mulheres e Lei Maria da Penha são tema de palestra com comunidade palmense no CRAS do Aureny III

Ministério Público promove discussão sobre a Lei Maria da Penha com alunos da ETI Fidêncio Bogo

Ministério Público leva ação de conscientização até adolescentes da região sul de Palmas