Policial penal é condenado a mais de 50 anos de prisão por matar PM e ferir outras quatro pessoas em festa
O Conselho de Sentença acolheu todas as teses do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e condenou o policial penal Leonildo Sousa Cruz a 53 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, por cinco crimes: homicídio consumado do policial militar Hudson Thiago Lima de Almeida; homicídio tentado do policial militar Ronaldo da Silva Macedo; e três tentativas de homicídio com erro na execução. Na época, em 2022, os três policiais eram servidores públicos das forças de segurança do Pará. Da decisão, cabe recurso.
O julgamento foi iniciado na quinta-feira, 3. Com atuação do promotor de Justiça Breno Simonassi, membro do Núcleo do Tribunal do Júri (MPNujuri / MPTO), o júri popular se estendeu até a madrugada desta sexta-feira, 4, sendo concluído por volta das 5h, no Fórum da Comarca de Augustinópolis.
Os crimes ocorreram na madrugada de 10 de abril de 2022, durante uma festa na Praça do Mercado, em Augustinópolis, no extremo norte do Tocantins. Segundo a denúncia apresentada pelo MPTO, o policial penal Leonildo Cruz efetuou disparos com arma de fogo após uma discussão envolvendo seu tio e o irmão de um policial militar. No momento do ocorrido, havia cerca de 300 pessoas no local.
Leonildo Cruz matou Hudson de Almeida, quando a vítima estava caída no chão. Também baleado, Ronaldo Macedo sobreviveu. Duas mulheres e um homem, que estavam na festa e não tinham relação com os envolvidos na confusão, também foram baleados e sobreviveram. Uma delas está com uma bala alojada no peito e corre risco de morte em razão de o projétil não poder ser retirado por meio cirúrgico.
Texto: Redação - Ascom/MPTO
Notícias Relacionadas

Novo Tribunal do Juri pode ser convocado quando réu é absolvido por clemência e de forma contrária às provas, decide STF

STF: condenação pelo Tribunal do Júri autoriza a imediata execução da pena, independente do tempo de prisão determinado

Morte de réu por crime contra a vida tira da competência do júri corréu acusado de crime conexo

Condenada a 16 anos e seis meses de prisão mulher acusada de homicídio com uso de fogo em Paraíso do Tocantins

MPTO garante condenação de réus que perseguiram e mataram homem com facadas e garrafa de vidro em Palmas

Homem que matou irmão a golpes de faca é condenado a mais de 21 anos de reclusão