Mulher
calendar_month
31/03/2025

MPTO amplia presença no enfrentamento da violência contra a mulher com atuação na Casa da Mulher Brasileira

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participou da inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Palmas, realizada na última sexta-feira, 28. A coordenadora do Núcleo Maria da Penha, promotora de Justiça Munique Teixeira Vaz, representou a instituição na solenidade e reforçou a atuação do MPTO no combate à violência contra a mulher.


A Casa da Mulher Brasileira integra o Programa Mulher Viver sem Violência e tem como objetivo oferecer atendimento de forma multidisciplinar, com serviços voltados para acolher, apoiar e contribuir com o enfrentamento da violência contra as mulheres, incluindo atendimento prestado pelo Ministério Público do Tocantins. 


 “A Casa da Mulher Brasileira tem um papel fundamental na prevenção e no combate à violência, além de reunir, em um só local, os principais órgãos de atendimento. Também possui um forte valor simbólico, demonstrando a união entre União, estado e município para garantir a proteção das mulheres”, disse a promotora reafirmando a importância do equipamento para a proteção feminina e o enfrentamento da violência de gênero.


Também participaram da inauguração a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o governador Wanderlei Barbosa, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de representantes do sistema de justiça e dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal.


Funcionamento

A unidade da capital está localizada na Quadra ACSE-90 (902 Sul), Avenida NS-02. O local reúne diversos serviços especializados, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado entre outros. 

Os serviços já estão disponíveis e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A Delegacia da Mulher, no entanto, terá atendimento 24 horas.


Notícias Relacionadas