institucional
calendar_month
27/03/2025

Espaço de acolhimento e orientação ao cidadão no MPTO, Saci reforça compromisso com excelência no atendimento

Com foco na escuta qualificada, orientação precisa e encaminhamento adequado, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) segue se consolidando como uma porta de entrada eficiente e acolhedora para a população. Localizado na sede do MPTO, em Palmas, o espaço é dedicado exclusivamente ao atendimento inicial de demandas da sociedade, com a missão de oferecer um serviço humanizado e de excelência.


No local, criado em 2013, o cidadão encontra uma equipe preparada para ouvir suas necessidades, esclarecer dúvidas e orientar sobre o melhor caminho para a resolução de seus problemas, seja por meio de atendimento presencial, seja por telefone. O ambiente foi pensado para garantir comodidade, acessibilidade e celeridade no atendimento, sempre com atenção à dignidade e ao respeito.


Além de acolher e registrar as manifestações dos cidadãos, o Saci faz a triagem e os encaminhamentos necessários às Procuradorias e Promotorias de Justiça responsáveis por cada área de atuação, além dos demais órgãos especializados da instituição. Quando a demanda não é de competência do MPTO, a equipe também atua orientando corretamente sobre o órgão ou instituição que pode atender à solicitação, como Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, CRAS ou delegacias, por exemplo.


Compromisso com o cidadão

Neste primeiro trimestre de 2025, mais de 600 atendimentos foram realizados, reflexo direto da confiança da população e do empenho contínuo do MPTO em garantir um serviço eficiente e acessível. 


No primeiro trimestre de 2025, as áreas da saúde e da educação concentraram a maior parte dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci), respondendo juntas por 62,65% das manifestações recebidas. A saúde pública foi o tema mais recorrente, com 137 registros (39,37% do total), que envolveram, principalmente, dificuldades no acesso a tratamentos médicos, realização de exames, fornecimento de medicamentos e marcação de cirurgias. Já as questões ligadas à educação somaram 81 atendimentos (23,28%), com destaque para reclamações relacionadas à falta de vagas em escolas, infraestrutura escolar inadequada e transporte de estudantes.


Outras áreas também motivaram a busca por orientação junto ao Ministério Público. A defesa dos direitos de crianças e adolescentes gerou 35 atendimentos (10,06%), envolvendo situações, como negligência, abandono, guarda e direito à convivência familiar. Já temas relacionados a processos judiciais criminais ou atos infracionais somaram 21 registros (6,03%), seguidos pelos atendimentos a vítimas de violência de gênero, com 15 casos (4,31%), e por manifestações relacionadas à defesa do patrimônio público e à probidade administrativa, que totalizaram 12 ocorrências (3,45%). Demandas diversas completaram o total de 626 atendimentos no período.



Onde encontrar o Saci

O Serviço de Atendimento ao Cidadão funciona na sede do Ministério Público do Tocantins, na 202 Norte, Avenida LO 4, Conjunto 1, Lotes 5 e 6, Plano Diretor Norte, Palmas-TO. O atendimento pode ser feito presencialmente ou por telefone, pelos números (63) 3216-8808 e 3216-7559.

Notícias Relacionadas