Espaço de acolhimento e orientação ao cidadão no MPTO, Saci reforça compromisso com excelência no atendimento
Com foco na escuta qualificada, orientação precisa e encaminhamento adequado, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) segue se consolidando como uma porta de entrada eficiente e acolhedora para a população. Localizado na sede do MPTO, em Palmas, o espaço é dedicado exclusivamente ao atendimento inicial de demandas da sociedade, com a missão de oferecer um serviço humanizado e de excelência.
No local, criado em 2013, o cidadão encontra uma equipe preparada para ouvir suas necessidades, esclarecer dúvidas e orientar sobre o melhor caminho para a resolução de seus problemas, seja por meio de atendimento presencial, seja por telefone. O ambiente foi pensado para garantir comodidade, acessibilidade e celeridade no atendimento, sempre com atenção à dignidade e ao respeito.
Além de acolher e registrar as manifestações dos cidadãos, o Saci faz a triagem e os encaminhamentos necessários às Procuradorias e Promotorias de Justiça responsáveis por cada área de atuação, além dos demais órgãos especializados da instituição. Quando a demanda não é de competência do MPTO, a equipe também atua orientando corretamente sobre o órgão ou instituição que pode atender à solicitação, como Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, CRAS ou delegacias, por exemplo.
Compromisso com o cidadão
Neste primeiro trimestre de 2025, mais de 600 atendimentos foram realizados, reflexo direto da confiança da população e do empenho contínuo do MPTO em garantir um serviço eficiente e acessível.
No primeiro trimestre de 2025, as áreas da saúde e da educação concentraram a maior parte dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci), respondendo juntas por 62,65% das manifestações recebidas. A saúde pública foi o tema mais recorrente, com 137 registros (39,37% do total), que envolveram, principalmente, dificuldades no acesso a tratamentos médicos, realização de exames, fornecimento de medicamentos e marcação de cirurgias. Já as questões ligadas à educação somaram 81 atendimentos (23,28%), com destaque para reclamações relacionadas à falta de vagas em escolas, infraestrutura escolar inadequada e transporte de estudantes.
Outras áreas também motivaram a busca por orientação junto ao Ministério Público. A defesa dos direitos de crianças e adolescentes gerou 35 atendimentos (10,06%), envolvendo situações, como negligência, abandono, guarda e direito à convivência familiar. Já temas relacionados a processos judiciais criminais ou atos infracionais somaram 21 registros (6,03%), seguidos pelos atendimentos a vítimas de violência de gênero, com 15 casos (4,31%), e por manifestações relacionadas à defesa do patrimônio público e à probidade administrativa, que totalizaram 12 ocorrências (3,45%). Demandas diversas completaram o total de 626 atendimentos no período.
Onde encontrar o Saci
O Serviço de Atendimento ao Cidadão funciona na sede do Ministério Público do Tocantins, na 202 Norte, Avenida LO 4, Conjunto 1, Lotes 5 e 6, Plano Diretor Norte, Palmas-TO. O atendimento pode ser feito presencialmente ou por telefone, pelos números (63) 3216-8808 e 3216-7559.
Notícias Relacionadas

Recursos de TACs propostos pelo MPTO são destinados para melhorias da sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Campanha para arrecadação de eletrônicos ganha adesão das Promotorias de Araguaína

ReciclaTech: MPTO faz descarte correto de mais 400kg de resíduos eletroeletrônicos recolhidos durante campanha interna

MP em Ação: edição especial do mês do Meio Ambiente traz entrevista com o jornalista Ernesto Paglia e destaca ferramenta inovadora de monitoramento ambiental no Tocantins

MPTO amplia quadro de membros para reforçar atuação em benefício da sociedade tocantinense

Ministério Público do Tocantins: um importante aliado na luta pelos direitos das mulheres