Ministério Público fiscaliza aplicação de recursos do Fundo Penitenciário do Estado do Tocantins
O Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou, nesta sexta-feira, 14, procedimento administrativo para acompanhar a execução dos recursos do Fundo Penitenciário do Estado do Tocantins (Funpes).
Criado pela Lei Estadual nº. 3.229/2017, o Funpes tem como finalidade proporcionar recursos para o aprimoramento do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins, inclusive em termos de solução para o déficit de vagas.
Transferências da União para o TO
O fundo estadual tem como fonte principal os repasses do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Entre 2016 e 2023, essas transferências fundo a fundo somaram R$ 74.542.632,29, dos quais somente R$ 58.059.042,39 foram efetivamente investidos.
As informações foram levantadas pelo Gaesp com base no site da Secretaria Nacional de Políticas Penais.
Providências
Como parte da fiscalização, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública solicitará informações à Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça quanto à baixa aplicação dos recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional.
Também será solicitado à Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça o envio de relatório de execução orçamentária do fundo estadual referente aos quatro últimos semestres.
O Conselho Gestor do Fundo Penitenciário Estadual e a Secretaria Nacional de Políticas Penais também serão comunicados quanto à fiscalização promovida pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do MPTO, para que contribuam com o eventual envio de informações.
A fiscalização do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública é fundamentada na Recomendação n. 105/2023 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orienta quanto à atuação das unidades do Ministério Público brasileiro na fiscalização de verbas do Fundo Penitenciário Nacional, entre outras providências.
Notícias Relacionadas
Ministério Público requer medidas emergenciais para deficiências na Delegacia de Alvorada
MPTO participa de encontro nacional para uniformizar o controle externo da atividade policial
MPTO aponta crescimento de crimes cibernéticos e instaura procedimento para acompanhar as ações da Secretaria da Segurança Pública
Ministério Público do Tocantins se reúne com a Polícia Militar de Paraíso para aprimorar atendimento a vítimas de violência doméstica
Ministério Público e Polícia Militar se reúnem em Lagoa da Confusão para debater abordagens policiais na região
Ação do MPTO busca suprir déficit de mais de cinco mil policiais e garantir segurança em todo o Estado