Mulher
calendar_month
14/03/2025

Ministério Público leva ação de conscientização até adolescentes da região sul de Palmas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, na Escola Estadual Novo Horizonte, na região sul de Palmas, palestra de combate à violência contra a mulher. Voltado para adolescentes de 15 a 17 anos, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância do respeito, da igualdade de gênero e também da denúncia em casos de violência doméstica e de outras formas de agressão às mulheres.

A palestra foi ministrada pela promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, que coordena o Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid).

Durante a palestra, Cynthia Assis destacou os diferentes tipos de violência que atingem as mulheres, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Também apresentou dados sobre a situação no Tocantins: em 2024, o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) registrou aumento de 18,26% nos atendimentos, evidenciando a urgência de ações educativas e preventivas.

A promotora de Justiça reforçou o papel fundamental da juventude na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, incentivando os estudantes a identificar e combater atitudes abusivas em seu cotidiano. Foram abordadas medidas para reconhecer e denunciar casos de violência, bem como a importância de se cultivar relacionamentos saudáveis baseados no respeito mútuo.

A palestra também contou com um emocionante relato fictício: “O Grito de Ana”, que ilustrou a realidade vivida por muitas mulheres e a importância da denúncia para romper o ciclo da violência.

Notícias Relacionadas