Atuação do Ministério Público do Tocantins ganha destaque na imprensa e fortalece o diálogo com a sociedade
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) registrou um marco significativo em 2024, com a veiculação de 13098 notícias em veículos de comunicação, incluindo emissoras de TV, rádio e portais de notícias no Tocantins e em outros estados. Esse volume expressivo de publicações destaca o papel estratégico da comunicação institucional no fortalecimento do diálogo com a sociedade e na ampliação da transparência sobre o trabalho realizado pelo MPTO.
Outro destaque é o número de menções positivas nos veículos de comunicação locais e nacionais que somam 12.843. Ao ser citado de forma favorável em notícias, artigos, programas de rádio ou televisão, o MPTO tem a sua credibilidade reforçada, alcançado um chegando a um público mais amplo e diverso.
Destaque e reconhecimento
A ampla visibilidade conquistada reflete o esforço da Assessoria de Comunicação (Ascom) do MPTO em produzir e disseminar conteúdo de qualidade, destacando ações que impactam diretamente a vida dos cidadãos tocantinenses. A intermediação com a imprensa tem sido fundamental para garantir uma cobertura jornalística equilibrada e positiva, consolidando a imagem do Ministério Público como um agente indispensável na defesa de direitos e na promoção da justiça.
Para o procurador-geral de Justiça do Tocantins, Abel Andrade Leal Junior, a colaboração da imprensa é essencial neste processo. “. Assim como o MP cumpre sua função de defender os direitos dos cidadãos, a imprensa cumpre um papel social relevante ao informar a população. Esse apoio da imprensa é fundamental para ampliarmos o alcance das nossas ações e promovermos ainda mais transparência e confiança”, afirmou.
Canais diretos com o cidadão
Além das notícias veiculadas na imprensa, o MPTO oferece diversos canais de comunicação com o público. Entre os principais destaques estão:
• Programa de TV “MP em Ação”: Apresenta as principais iniciativas, resultados da atuação do MPTO e informações sobre direitos e deveres.
• Canal “MP no Zap”: Onde o cidadão recebe diariamente, na palma da mão, informações de interesse público.
• Programas diários em rádios comunitárias e comerciais: Alcance direto nas comunidades, com informações relevantes sobre as principais notícias da instituição.
• Videocast (em breve): Um novo formato de comunicação que abordará temas importantes e promoverá debates com especialistas.
A visibilidade alcançada na imprensa e nos canais próprios de comunicação demonstra o compromisso do MPTO com a transparência e a aproximação com o cidadão.