Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Escola arrecada quase 3 mil itens em projeto de cidadania do MPTO

Atualizado em 06/09/2024 19:10

Em uma demonstração de solidariedade e engajamento com a comunidade, a Escola Cívico-Militar Estadual Maria dos Reis Barros realizou uma expressiva arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza. A iniciativa faz parte do projeto "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP).


Na última terça-feira, 2, uma comissão avaliadora do Ministério Público do Tocantins (MPTO) visitou a escola para contabilizar os donativos e atribuir a pontuação correspondente. O resultado foi impressionante: a escola arrecadou 2.917 produtos e alcançou 6.153 pontos.


Os itens arrecadados serão doados a instituições filantrópicas, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os produtos de higiene pessoal mais arrecadados estão escovas de dente (495), absorventes (287) e sabonetes (267). Já na categoria de limpeza, destacam-se papel higiênico (668), detergente de louça (330) e sabão em barra (68).


O projeto "Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania”, iniciado em 2023, busca fortalecer a consciência sobre direitos humanos e cidadania entre estudantes. Nesta edição, contempla alunos da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, em Palmas, e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Paraíso do Tocantins.


Através de palestras, orientações e trabalho de campo, os alunos foram incentivados a identificar problemas locais e encaminhá-los ao Ministério Público, promovendo uma participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A iniciativa demonstra o poder transformador da educação e o impacto positivo que jovens engajados podem gerar em suas comunidades.


Premiação


Como forma de incentivar a participação, o projeto premiará as três equipes com os melhores Relatórios Práticos de Cidadania ganharão notebooks, smartphones ou tablets; e a equipe vencedora viajará ao Jalapão. Já na no Concurso de Redação, os três primeiros lugares também ganharão a viagem.


A data da cerimônia de encerramento, com apresentação dos resultados e entrega da premiação, será em 29 de novembro, Dia Estadual do Ministério Público.


Itens arrecadados


  • Higiene pessoal: Escovas de dentes (495), absorventes (287), sabonetes (267), creme dental (83), desodorante (182) e álcool (1).
  • Limpeza: Papel higiênico (668), detergente (330), sabão em barra (68), água sanitária (30), sabão em pó (4), esponja (4), limpador (2) e esponja de aço (1).


(Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP)