Promotores de Justiça tomam posse no MPTO e reforçam atuação da instituição
Dois novos promotores de Justiça substitutos foram empossados no cargo nesta segunda-feira, 24, reforçando o quadro de membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO). A solenidade, realizada em Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), na sede do MPTO, foi marcada por muita emoção para os novos promotores, seus familiares, amigos e autoridades presentes.
Tocantinense raiz e natural de Augustinópolis, o novo promotor de Justiça Helder de Lima Teixeira destacou, emocionado, sua satisfação em passar a fazer parte do MPTO. “O Tocantins é o meu estado. Eu nasci aqui, e ingressar na instituição que defende os interesses da sociedade, sendo que eu faço parte dessa sociedade desde criança, é um privilégio muito grande”, disse, enfatizando ainda: “irei fazer um bom trabalho e cumprir o meu papel de acordo com os ditames da Constituição. Efetivamente serei um promotor de Justiça, ou seja, vou promover justiça na sociedade”.
Teixeira também relembrou sua infância humilde e homenageou sua família, em especial seus pais, que participaram da solenidade.
Para o baiano Rodrigo de Souza, seu sonho se transformou em realidade. “É um momento com o qual a gente sonha, não somente eu, como todos os familiares e amigos. Então é uma honra assumir um cargo tão importante e significativo”, disse.
Souza inovou ao fazer o seu discurso na forma de poema, tornando o momento mais emocionante e repleto de saudosismo. Ele declamou agradecimentos, reconhecimentos e relembrou momentos importantes de sua vida.
Compromisso e responsabilidade
O momento também foi importante para destacar as responsabilidades que os novos promotores passam a desempenhar, na tarefa de promover a defesa das leis, dos interesses da sociedade e dos direitos fundamentais do cidadão.
Ao dar boas-vindas aos recém-empossados, em nome do Colégio de Procuradores, o procurador de Justiça João Rodrigues saudou os novos membros, destacando que estar presente no dia a dia dos cidadãos é condição indispensável para exercer as atribuições de promotor. “Que a presença dos senhores seja pautada pela humildade e pelo foco no cidadão", disse.
“Recebemos todos de braços abertos e lhes desejamos coragem e altivez”, acrescentou o corregedor-geral do MPTO, procurador de Justiça Moacir Camargo de Oliveira. Na oportunidade, ele enfatizou: “nunca sejam omissos, recebam a todos com respeito, humildade e atenção”.
Encerramento
A cerimônia se encerrou com as palavras do presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti. “A Administração Superior estará sempre disponível para ajudá-los no que for preciso. Sejam agentes de transformação da realidade dos lugares onde estiverem atuando", disse.
Aprovados
Os dois promotores de Justiça foram aprovados no 10º Concurso de Promotor de Justiça do Ministério Público do Tocantins.
Rodrigo de Souza, de 36 anos, formou-se pela Universidade Estadual de Feira de Santana em 2011 e é natural de Salvador (BA); e Helder de Lima Teixeira, de 32 anos, graduou-se em 2018 pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e é natural de Augustinópolis (TO).
Até o momento, o 10º concurso de Promotor de Justiça do MPTO, realizado no ano de 2022, já nomeou e empossou outros treze aprovados.
Também participaram da posse o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Pedro Evandro Rufato; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do TJTO, Roniclay Alves de Morais; o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, José Humberto Muniz; e o comandante do 22° Batalhão de Infantaria, coronel Edmur Benites Ramos.