Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Agentes de saúde de Palmas distribuem ímãs de geladeira com  informações sobre serviços do Ministério Público no acolhimento a vítimas de crimes

Atualizado em 17/06/2024 09:40

Pontos Chave

  • Imãs informativos do Navit são distribuidos em Palmas
  • Ímãs tem contatos e QR Code 
  • 400 agentes foram capacitados para melhorar a notificação de casos de violência
  • Navit - Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos 


Doraci Pinheiro iniciou mais um dia de trabalho no Aureny III com um brilho especial nos olhos. Com 30 anos de dedicação como agente comunitária de saúde, Doraci está empolgada como nunca. Nesta sexta-feira, 14, ela carrega consigo uma nova missão: distribuir ímãs informativos do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) do Ministério Público do Tocantins (MPTO)  nas residências que visita.


Durante suas visitas diárias, Doraci se encarrega de explicar a importância do ímã. Uma de suas primeiras paradas foi na casa de Joveni da Costa Severino, que prontamente colocou o ímã na geladeira. "Espero não precisar, mas vou deixar este número na minha geladeira para o caso de necessitar  ou souber de alguém que necessite", afirmou satisfeita com a novidade.


Outra moradora que recebeu o ímã foi a assistente social Cejânia Lacerda. "Muita gente não conhece os seus direitos ou os tipos de violência que existem e os agentes de saúde levarem essa informação às casas é muito importante. Vocês estão de parabéns pelo trabalho", elogiou, destacando a relevância da campanha.


A ACS Doraci  faz parte da equipe de saúde da família da Unidade de Saúde Laurides Milhomen. No Aureny III, ela é responsável por 204 famílias  e acredita firmemente na importância de distribuir os imãs e na parceria entre os agentes de saúde e o MPTO. "É muito importante essa parceria do Ministério Público com os agentes de saúde, pois trabalhamos com mais respaldo ao observar casos de violência e levar informações, sabendo que o MPTO vai atuar nos problemas encontrados", explicou ela, com um sorriso confiante.


“O envolvimento dos agentes de saúde na divulgação de informações e serviços importantes, como no caso da distribuição dos ímãs informativos do Navit, é de extrema importância para a conscientização e proteção da comunidade. Os agentes de saúde desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no bem-estar das pessoas, e ao participarem ativamente na divulgação de recursos e informações relevantes, estão contribuindo significativamente para a prevenção e o combate à violência”, afirma a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, coordenadora Navit. 


Detalhes da campanha


Cada ímã contém o número de contato do Navit e um QR Code que direciona para o site do núcleo, oferecendo acesso rápido a informações sobre os serviços prestados. 


No início do mês, os agentes comunitários de saúde foram capacitados pelo MPTO para colaborar mais efetivamente com as notificações de casos de violência. A capacitação envolveu cerca de 400 agentes de todas as regiões da capital. Durante o evento, foi assinado um Termo de Compromisso entre o MPTO e a Semus para a distribuição de 20.000 ímãs de geladeira.


Estrutura do Navit

O Navit foi  criado em fevereiro de 2022, e com a ajuda de universidades parceiras, oferece atendimento psicológico e jurídico às vítimas de crimes violentos, domésticos, sexuais, patrimoniais ou relacionados ao abuso policial. A capacitação dos agentes incluiu uma apresentação detalhada sobre a estrutura e funcionamento do núcleo.


(Texto: Daianne Fernandes - Ascom MPTO)