Código Sanitário Estadual: Estado garante ao MPTO que enviará projeto da nova legislação à AL no mês de maio
O Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Casa Civil e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) reuniram-se na manhã desta terça-feira, 9, para tratar sobre a instituição do novo Código Sanitário Estadual. A previsão é que o projeto de lei que dispõe sobre o assunto seja encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa no próximo mês.
O assunto foi discutido pelas promotoras de Justiça Araína Cesárea, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), e Isabelle Figueiredo, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Cidadania, dos Direitos Humanos e Mulher (Caoccid), com o superintendente para assuntos legislativos da Casa Civil, Antônio Bandeira; além do secretário-executivo e da superintendente da Vigilância em Saúde da SES, Luciano Costa e Perciliana Bezerra, respectivamente.
Os representantes da SES comprometeram-se com as promotoras de Justiça que até a próxima sexta-feira, 12, a minuta do projeto será encaminhada à Casa Civil com as adequações previstas na nova Lei Federal nº 14.671/2023, que trata da legislação sanitária.
De outra parte, a Casa Civil garantiu, ainda para a primeira quinzena de maio, o envio à Assembleia Legislativa. A expectativa é que o novo Código seja apreciado no primeiro semestre.
Ficou acertado que todos os encaminhamentos às respectivas instituições serão informados ao Ministério Público, para que possa acompanhar e monitorar os trâmites.
Código
O Código Sanitário Estadual vigente é de 1998, e se encontra desatualizado em razão de diversas alterações legislativas e normas referentes à vigilância sanitária, sendo necessária a criação de um novo Código que esteja alinhado às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas.
Notícias Relacionadas

MPTO instaura procedimentos para apurar qualidade da água fornecida em Palmas

Ministério Público pede fim do uso de amianto em rede de água de Novo Acordo e cobra solução para crise hídrica

Ministério Público promove reunião de BRK com moradores para buscar soluções para o fornecimento de água em Araguaína

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas

Encontro do Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos está com as inscrições abertas
Legislação