Caminhoneiro que invadiu contramão alcoolizado e causou morte de jovem em Araguaína é denunciado pelo MPTO
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) denunciou, nesta quinta-feira, 7, por crime de homicídio qualificado, o caminhoneiro Adenizio da Silva Souza. Conforme a denúncia, ele teria invadido a contramão enquanto trafegava alcoolizado pela BR-153, em Araguaína, e colidido contra uma moto, causando a morte da condutora, Pollyane Ferreira dos Santos, de 24 anos.
O crime aconteceu em 3 de janeiro de 2024. Na ocasião, Adenizio conduzia um veículo de grande porte, um caminhão com semirreboque e carroceria basculante. A vítima, por sua vez, estava em uma motoneta do tipo Honda Biz.
A ingestão de bebida alcoólica pelo condutor foi verificada em teste etilômetro (bafômetro).
Considerando as circunstâncias do crime, o MPTO denunciou Adenizio da Silva Souza por homicídio doloso, com recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima (pelo fator surpresa) e perigo comum (por invadir a contramão em uma rodovia movimentada, causando risco a uma quantidade indeterminada de pessoas). Ele também foi denunciado por crime de trânsito, uma vez que dirigia sob influência de álcool.
O Ministério Público ainda pede que seja imposta ao denunciado a obrigação de indenizar a família da vítima em, no mínimo, R$ 20 mil.
A denúncia foi proposta pelo promotor de Justiça Daniel José de Oliveira Almeida e distribuída à 1ª Vara Criminal de Araguaína.
Texto - Flávio Herculano - Ascom MPTO