Ministério Público instaura procedimento para cobrar implantação do plano de resíduos sólidos em Araguaína
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou nesta sexta-feira, 11, um procedimento preparatório requerendo informações do Município de Araguaína a respeito da efetiva implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Além da apresentação do cronograma para implantação do plano, a 12ª Promotoria de Justiça de Araguaína solicita informações a respeito da notificação de distribuidores e comerciantes de produtos eletrônicos a respeito da implantação de logística reversa.
A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios, a serem implementados pelas empresas, para recolher e dar encaminhamento dos produtos e mercadorias após a venda ou o consumo. Dependendo do setor em que a empresa atua, implantar a política de logística reversa é uma obrigação.
O Ministério Público cobra ainda esclarecimentos a respeito das medidas adotadas para a educação ambiental da população sobre o descarte responsável dos resíduos eletrônicos nos locais de recolhimento.
Em setembro do ano passado, o promotor de Justiça Airton Amilcar Machado Momo já havia solicitado informações ao Município a respeito do descarte de eletrônicos, através de uma Notícia de Fato. Agora, por meio do procedimento preparatório, o MPTO começa a estabelecer prazos para que o plano seja implementado para dar a destinação correta a todos os tipos de resíduos.
Notícias Relacionadas

Ministério Público do Tocantins garante decisão judicial que determina regularização da gestão de resíduos sólidos no município de Cristalândia

MPTO firma acordo para regularização da gestão de resíduos sólidos em Palmeirante

MPTO monitora e disponibiliza a todos os cidadãos informações sobre desmatamentos, queimadas e destinação de resíduos sólidos

Ministério Público orienta municípios sobre gerenciamento adequado dos resíduos sólidos

Audiência no MPTO define medidas para coibir maus-tratos a animais durante cavalgada, em Araguaína

Uso irregular de estacionamentos nas calçadas em Araguaína é alvo de procedimento do MPTO