Menu de acessibilidade. Ao pressionar a tecla tab você navegará pelos atalhos que permitem acessar áreas do site. Acessar conteúdo principal; Acessar formulário de pesquisa. Acessar mapa do site.

Palestra marca início das atividades do projeto “Aprendendo Direito Resgatando Cidadania” com alunos do IFTO de Paraiso

Atualizado em 15/08/2023 00:00


No dia 10 de Agosto, estudantes do Instituto Federal do Tocantins - campus Paraíso, participaram de uma palestra sobre os direitos fundamentais e as atribuições do Ministério Público do Tocantins, ministrada pela promotora de Justiça Cynthia Assis. A atividade faz parte do  projeto Aprendendo Direito Resgatando Cidadania que busca  promover  conhecimento sobre direitos humanos e cidadania.


Idealizadora do projeto e diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público, a procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, também participou do evento e falou da importância da participação dos alunos. “A palestra faz parte da fase teórica do projeto. Os conhecimentos adquiridos no seminário servirão como base para as atividades práticas que serão realizadas posteriormente em suas comunidades, quando eles vão levantar problemas e demandas locais e encaminhar ao MPTO”, destacou.


Para os estudantes, o jeito de ver alguns problemas e necessidades da comunidade será diferente. “É muito bom saber que vamos poder contribuir com a nossa cidade e ainda concorrer a prêmios”, disse Cristiane Lima, aluna do IFTO.


A ação foi finalizada com um “hi five” coletivo. Um gesto de mãos que significa parceria e vitória e que é símbolo do projeto.


Na segunda etapa do projeto, os estudantes junto com as coordenações das escolas, vão visitar a comunidade, levantando as demandas locais de violações de direitos e encaminhando para que o Ministério Público possa dar andamento aos atendimentos necessários.


Projeto

O projeto será desenvolvido nos anos de 2023 e 2024 com diversas etapas, envolvendo atividades como palestras com membros do MPTO, orientações para os professores e os coordenadores, gincana, trabalho de campo na comunidade e ainda um concurso de redação com o tema Cidadania e Direitos Humanos.


Os campeões do concurso serão contemplados com viagem cultural ao Jalapão, notebooks e tablets.